Créd fotos – Divulgação
Nos 30 e 31 de outubro, ocorre o Geek City Online Edition, edição especial do Geek City, o maior evento de tecnologia e cultura pop do Sul do Brasil. Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a edição ocorre de forma online e gratuita, com transmissões nos canais oficiais da marca e reunindo uma seleção especial de convidados nacionais e internacionais.
Para Bruno Neves, um dos idealizadores do Geek City, os eventos online são uma oportunidade para que as marcas fortaleçam os laços com o público neste período ímpar. “A impossibilidade de realizar eventos com grande volume de público exigiu uma reinvenção no mercado de entretenimento, que já é considerado o setor mais afetado pelos efeitos da pandemia. Nossa prioridade no momento, além de manter a segurança de público, artistas e equipe, é levar conteúdo de qualidade a cada um dos apaixonados por cultura pop, semelhante ao que poderiam acompanhar no evento anual em Curitiba. Queremos levar um pouco da experiência do Geek City para a casa de cada um, de forma totalmente gratuita.”, ressalta.
O formato inédito será composto por blocos de entrevistas, bate-papos, painéis, gameplays e interações direcionadas aos cosplayers. Para acompanhar, basta acompanhar os canais de streaming do Geek City.
De acordo com dados da Conviva, em março de 2020 os serviços de streaming cresceram 20% globalmente em comparação com as semanas anteriores. No mesmo período na América Latina, a elevação dos números foi superior a 26%. De acordo com a mesma pesquisa, o horário de consumo de conteúdo também foi impactado: a reprodução de títulos em horário comercial (10h – 17h) teve um salto de mais de 40%.
DOS CINEMAS PARA O SOFÁ DE CASA
A pandemia do Coronavírus também trouxe impactos para a indústria do cinema, que viu as grandes produções serem afetadas pela necessidade de distanciamento social. Não só o calendário de gravações teve de ser adiado, como os lançamentos também foram afetados, visto que as salas de cinema em todo o mundo precisaram permanecer fechadas por meses. A mudança no mercado é tão significativa que alterou até mesmo as rígidas regras do Oscar, a mais tradicional premiação do segmento, que passará a aceitar filmes lançados em cinemas drive-in e plataformas de streaming em sua próxima edição.
Estas transformações e a retomada deste mercado, que já acontece de forma gradual, também será pauta do Geek City Online Edition. Alguns dos principais estúdios e distribuidoras já confirmaram presença em painéis que abordarão suas próximas estreias, como a Paris Filmes e Diamond Filmes, além da Crunchyroll, serviço de streaming especializado em Animes.
Um dos convidados já confirmados para a edição online do Geek City é Mauricio de Sousa, que, acompanhado do elenco de Turma da Mônica – Lições, falará sobre o novo filme da turminha mais amada do Brasil.
OS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DO MERCADO DE GAMES
Ano após ano, o mercado de jogos vem crescendo de forma exponencial, com números que impressionam. De acordo com o Superdata, em todo o mundo os jogos digitais superaram a receita de US$ 82 bilhões nos oito primeiros meses de 2020 – um crescimento de 13% se comparado ao mesmo período do ano passado. O Brasil conta hoje com mais de 84 milhões de gamers, número que é equivalente a 70% dos usuários de internet no país segundo dados da Comscore. Os jogadores assíduos estão em praticamente todas as faixas etárias e classes sociais, expansão que é impulsionada pela popularidade dos jogos online e mobile.
Com a pandemia do COVID19 e a necessidade de passar mais tempo em casa, os jogos eletrônicos vêm ganhando ainda mais espaço entre os entusiastas. Para suprir a necessidade constante deste público em se manter atualizado, o Geek City promoverá painéis de grandes desenvolvedoras, com a presença de influenciadores e personalidades que abordarão os principais jogos do momento, além de novidades esperadas para o mercado nos próximos meses.
Entre as marcas já confirmadas estão Warner Bros Games, Bandai/Namco e Capcom que, além de muito conteúdo rico sobre seus lançamentos, contarão também com momentos de gameplays. Tudo isso para satisfazer um público cada vez mais conectado, exigente e participativo.
O Geek City Online Edition conta com o patrocínio da Hasbro, uma empresa global comprometida em criar as melhores experiências de entretenimento do mundo; da NVIDIA GeForce, a plataforma para games de PC mais avançada do mundo; e da Aorus, marca premium da GIGABYTE, fabricante líder mundial de hardware premium para jogos com placas de vídeo GeForce RTX ™️ e GTX ™️.