Na última quinta-feira (3), o jornalista João Barretto, da CazeTV, trouxe à tona uma informação que pode transformar o cenário do esporte brasileiro e mundial: a Fifa planeja sugerir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos. A revelação ocorreu durante a transmissão da semifinal da Copa do Mundo de Futsal, que está sendo realizada no Uzbequistão, onde o Brasil já garantiu um lugar na final deste domingo (6).
De acordo com Barretto, a CazeTV teve acesso a um documento da Fifa que detalha as recomendações a serem enviadas ao COI. Além do futsal, a proposta inclui o aumento do número de equipes participantes no futebol feminino, que passaria de 12 para 16, igualando-se assim à quantidade de participantes do futebol masculino. Outro ponto relevante na pauta da Fifa é a inclusão do futebol de areia nos Jogos Olímpicos.
Atualmente, tanto o futsal quanto o futebol de areia estão sob a gestão da Fifa, que organiza as Copas do Mundo dessas modalidades. Em fevereiro deste ano, o Brasil conquistou seu 15º título mundial no futebol de areia e, com a final do futsal se aproximando, o país tem a chance de adicionar seu sexto título mundial ao seu histórico.
É importante destacar que a recomendação da Fifa não implica mudanças imediatas. O COI realizará um processo de análise antes de emitir qualquer parecer, que, por sua vez, ainda não tem uma data definida para ser anunciado.