Um grave acidente na BR-277 na manhã desta segunda-feira resultou na morte de Rafael Antônio Salvetti, de 45 anos, técnico de futsal, e seu filho Gianluca Salvetti, de 18 anos. Gianluca era um promissor jogador de futsal, atuando na seleção italiana Sub-19.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu no km 159, em Porto Amazonas, na região dos Campos Gerais. O veículo em que pai e filho estavam colidiu de frente com outro carro que vinha no sentido contrário. Segundo a PRF, chovia no momento do acidente, e o motorista sobrevivente afirmou que perdeu o controle do carro devido à aquaplanagem, invadindo a pista contrária.
Além das vítimas fatais, outras três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital do Roccio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Até o momento, não foram
A morte de Rafael Salvetti, carinhosamente conhecido como “Tonhão”, e de seu filho Gianluca gerou grande comoção no futsal paranaense. A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) emitiu uma nota destacando a trajetória de Tonhão no esporte, tanto como jogador quanto como coordenador das categorias de base da Acel Chopinzinho, time do sudoeste paranaense.
“Tonhão” dedicou quase uma década ao desenvolvimento do futsal em Chopinzinho, e sua influência foi fundamental para o crescimento do clube. A FPFS expressou seu pesar pela perda de duas figuras tão importantes para o esporte: “Perda muito sentida para o futsal nacional e italiano, e em especial para o futsal paranaense! Estendemos nossas sinceras condolências a toda a comunidade chopinzinhense, bem como aos familiares e amigos dos saudosos Tonhão e Gianluca!”
Nas redes sociais, a Acel Chopinzinho também homenageou Tonhão, enaltecendo seu legado no esporte. O clube destacou a dedicação, paixão e amor de Tonhão pelo futsal, mencionando que ele foi um mentor e amigo para muitos. “Sua ausência deixa um vazio enorme na comunidade do futsal e no coração de todos que tiveram a honra de conhecê-lo”, afirmou o clube.
Gianluca Salvetti, que estava em ascensão no futsal europeu, também foi lembrado com carinho. Descrito como um jovem cheio de vida e cuja alegria contagiava a todos, Gianluca estava de volta ao Brasil e se preparava para retornar à Itália, onde integrava a seleção sub-19 e iria se apresentar ao seu novo clube, a Roma. A Acel Chopinzinho lamentou profundamente a perda de Gianluca, ressaltando o impacto devastador para todos que o conheciam e amavam.
O Pato Futsal, de Pato Branco, também manifestou suas condolências, pedindo aos torcedores que se unam em orações para confortar os corações dos amigos e familiares de Tonhão e Gianluca.