Meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiram um alerta para a possibilidade de “chuva preta” atingir algumas regiões do estado nos próximos dias, especialmente no oeste e noroeste. O fenômeno pode ocorrer na noite de sexta-feira (13) e durante o sábado (14), conforme a previsão.
A “chuva preta” ocorre quando partículas de fumaça e poluentes, vindos das queimadas, são levadas para a atmosfera e se misturam com as gotas de chuva, o que resulta em uma precipitação com coloração escura. Este fenômeno foi recentemente registrado no Rio Grande do Sul, e a fuligem presente no ar no Paraná também pode gerar o mesmo efeito.
Apesar da fumaça das queimadas aumentar a probabilidade de “chuva preta”, o Simepar informou que não há registros oficiais anteriores desse fenômeno no estado. A combinação de poluentes com a umidade do ar pode ainda poluir corpos d’água e a vegetação, mas não traz consequências graves para a população, desde que a água da chuva não seja ingerida.
A situação segue sendo monitorada pelas autoridades, que alertam sobre os riscos associados às queimadas e suas consequências ambientais, intensificadas pelas condições climáticas atuais.
UMIDADE RELATIVA DO AR