O mês de abril marcará o fim dos dias de calor intenso no Paraná. De acordo com as previsões meteorológicas, duas frentes frias devem atingir o estado já nos primeiros dias do mês, elevando as chances de tempestades e provocando uma mudança significativa no clima em várias regiões.
A primeira frente fria está prevista para chegar na segunda-feira (31), com maior impacto na faixa oeste do estado, antes de se espalhar gradualmente. Na terça (1º) e quarta-feira (2), o Paraná continuará sob condições favoráveis a chuvas intensas, principalmente nas regiões mais vulneráveis a temporais.
Além das frentes frias, três massas de ar polar devem influenciar o clima no Brasil durante a primeira quinzena de abril. A segunda e a terceira são consideradas as mais relevantes, sendo que a terceira, prevista para o final da primeira quinzena, deverá ser a mais intensa, causando uma queda expressiva nas temperaturas, especialmente no Sul do país. Em Curitiba, as mínimas podem variar entre 13°C e 14°C, com Porto Alegre e Florianópolis também sendo afetadas pelo ar polar.