O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em Curitiba, na região metropolitana, no litoral do Paraná e em parte do centro-sul do estado. O aviso tem validade entre 15h deste domingo (9) e 10h de segunda-feira (10), prevendo chuva intensa, ventos fortes e risco de queda de granizo.
De acordo com a previsão, a chuva pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada por rajadas de vento de até 100 km/h. O Inmet alerta para possíveis danos, como cortes no fornecimento de energia, quedas de árvores, alagamentos e prejuízos em plantações. Quarenta cidades do Paraná estão dentro da área de risco.
O fenômeno é resultado da chegada de uma frente fria, que colocará fim à quinta onda de calor no estado. O Simepar confirma que as chuvas mais intensas devem ocorrer nas regiões próximas a Santa Catarina e no leste do Paraná, incluindo o litoral e a região metropolitana. No interior, as precipitações serão irregulares, enquanto no noroeste e norte pioneiro, a expectativa é de tempo seco até a segunda-feira.
Além das tempestades, a frente fria trará queda significativa nas temperaturas. Em Curitiba, a máxima, que vinha variando entre 29 e 32 graus, deve cair para 22°C já nesta segunda-feira (10). A previsão indica que os termômetros não devem ultrapassar os 24°C até pelo menos o dia 19 de março, com chuva e tempo encoberto ao longo da semana.
No litoral, o domingo ainda será quente, com máximas de 30°C, mas a partir de segunda-feira, a temperatura oscilará entre 24 e 27°C, com maior nebulosidade e possibilidade de chuva.