A semana começou com condições distintas entre as regiões do Paraná. Enquanto áreas do Oeste têm previsão de pancadas de chuva localizadas, a faixa Leste segue apenas com variação de nebulosidade e sem expectativa de precipitação. Segundo o Simepar, a mudança mais significativa no tempo deve ocorrer entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7), quando uma frente fria avançará pelo Estado.
Nesta segunda-feira (3), o céu permanece com bastante nebulosidade em praticamente todas as regiões paranaenses. Apesar disso, as pancadas de chuva ficam concentradas principalmente nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste. Como a instabilidade atua de forma localizada, alguns municípios podem registrar chuva enquanto cidades próximas permanecem sem precipitação.
O cenário é influenciado por um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Norte da Argentina, que favorece o transporte de umidade da região Norte do Brasil para o Paraná. Em altos níveis da atmosfera, um cavado meteorológico reforça esse processo, contribuindo para o desenvolvimento das áreas de chuva.
As temperaturas permanecem mais elevadas no Oeste, com máximas entre 24°C e 28°C. No Leste, os termômetros devem ficar próximos dos 24°C, sob céu com nebulosidade variável. Já no Norte do Estado, especialmente nas cidades próximas à divisa com São Paulo, os valores podem atingir 30°C. O padrão de calor e umidade, com possibilidade de chuva no Oeste, continua na terça-feira (4).
Na quarta-feira (5), a aproximação de uma frente fria pelo oceano aumenta a instabilidade atmosférica. A chuva segue ocorrendo de forma irregular, porém com maior intensidade nas regiões Oeste e Sudoeste, onde há possibilidade de tempestades isoladas. As temperaturas máximas permanecem em torno de 24°C na Região Metropolitana de Curitiba e próximas dos 28°C na região de Londrina.
A mudança mais expressiva está prevista entre a noite de quinta-feira (6) e a sexta-feira (7). Com o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil até o Paraná, aumenta o risco de temporais em todas as regiões do Estado. A previsão indica chuva intensa, descargas elétricas, rajadas fortes de vento e possibilidade de queda de granizo. Com a chegada da instabilidade, as temperaturas máximas também diminuem de forma significativa, especialmente no Norte paranaense, onde não devem ultrapassar os 23°C.




