Frente fria avança e provoca chuva intensa e queda de temperatura no Paraná

2 Min de leitura
Foto: Daniel Castellano/SMCS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta segunda-feira (4), dois alertas de tempestade para o estado do Paraná. As condições climáticas adversas são resultado da chegada de uma nova frente fria e permanecem válidas até a manhã de terça-feira (5).

O primeiro alerta, de nível amarelo, abrange desde a região Noroeste, nas proximidades de Campo Mourão, até o Leste do estado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba. A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia. Além disso, estão previstos ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Já o segundo alerta, de nível laranja, é mais severo e se estende do Noroeste, na região de Umuarama, até o Sul do estado, incluindo Guarapuava. Nesses locais, as chuvas podem chegar a 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com ventos fortes de até 100 km/h e risco de granizo.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as chuvas mais intensas devem ocorrer nesta terça-feira (5) nas regiões Leste, Campos Gerais e Norte do estado.

Apesar da instabilidade, as temperaturas permanecem estáveis nesta segunda-feira. No entanto, a chegada de uma massa de ar polar deve provocar queda a partir da noite de terça. Em Curitiba, a mínima prevista para terça é de 10 °C, inferior aos 13,1 °C registrados hoje, e a máxima não deve ultrapassar os 14 °C. Na quarta-feira (6), os termômetros devem variar entre 10 °C e 13 °C.

Mesmo com o frio, a formação de geada está descartada devido à alta nebulosidade. A previsão indica que o tempo seguirá ameno até o fim da semana, com mínimas abaixo dos 10 °C. As chuvas devem retornar na sexta-feira (8) com a aproximação de uma nova frente fria.

 

Compartilhe o artigo