Uma nova frente fria está prestes a mudar o cenário climático no Sul do Brasil a partir de segunda-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica a chegada de chuva em várias regiões, incluindo o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e a faixa sul do estado de São Paulo. Em Curitiba, a expectativa é de uma queda acentuada nas temperaturas, com os termômetros podendo atingir mínima de 1°C na terça-feira (24), acompanhada de risco de geada.
De acordo com o Inmet, as chuvas devem começar entre a noite de domingo (22) e a segunda-feira (23), com possibilidade de pancadas mais fortes especialmente entre o norte gaúcho e o Paraná. Além disso, o frio intenso traz condições favoráveis para a ocorrência de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A partir de terça-feira, o frio ganha ainda mais força. As madrugadas devem ser marcadas por geada ampla nos três estados do Sul. As regiões de serra, como a gaúcha e áreas de Santa Catarina, além do sul paranaense, podem registrar geadas de intensidade moderada a forte.
Em Curitiba, o Simepar detalhou a previsão para os próximos dias. A sexta-feira (20) será de temperaturas entre 13°C e 23°C. No sábado (21), a mínima deve chegar a 10°C, com máxima de 19°C. O domingo (22) será chuvoso, com variação entre 12°C e 17°C. Na segunda-feira (23), a temperatura já começa a despencar, variando de 8°C a 17°C.
O destaque fica para a terça-feira (24), quando os termômetros devem registrar mínima de apenas 1°C e máxima de 11°C, com risco de geada em várias regiões da cidade. A quarta-feira (25) também deve amanhecer gelada, com mínima de 3°C. Na quinta-feira (26), a previsão indica um leve aumento, com temperaturas entre 7°C e 17°C.
O avanço desta frente fria reforça a tendência de um início de inverno com características típicas da estação, trazendo temperaturas baixas e fenômenos climáticos como geada e até neve em algumas regiões do Sul.





