Uma discussão entre fotógrafos no Jardim Botânico de Curitiba viralizou no TikTok e chamou a atenção de internautas de todo o Brasil. O vídeo, publicado pelo usuário @andreparatiano, já acumula mais de 100 mil curtidas e gerou um debate sobre disputa de espaço em locais turísticos e trabalho colaborativo entre profissionais da fotografia.
Na legenda do vídeo, o autor desabafa: “Viajar e fotografar é um desafio diário. Hoje em dia tá muito difícil de seguir os sonhos, a ganância tomou conta, ninguém mais quer conversar, trabalhar junto. Virou uma guerra.”
A gravação mostra um momento tenso entre três fotógrafos que disputam o melhor ponto para realizar ensaios com clientes. Um dos profissionais, identificado como André, tenta argumentar que o local é público e que há espaço para todos: “Eu vou ficar aqui, eu não vou sair não, porque eu acho que tem gente pra todo mundo”. No entanto, outro fotógrafo rebate, dizendo que ali existe uma espécie de revezamento entre os que já atuam na região: “Você já entendeu que existe um jeito que as coisas funcionam aqui”.
Em outro momento, a tensão aumenta com falas como: “Se eu for lá na frente e você me atrapalhar, vai dar confusão, e você não me conhece”. André, no entanto, insiste em trabalhar de forma justa e pacífica: “Eu tô atendendo um e tô deixando passar um, pô. Se você não quiser fazer isso, ok, mas eu vou fazer porque eu acho justo.”
A situação gerou comoção entre os usuários do TikTok, que criaram uma verdadeira campanha em apoio a André. Entre os inúmeros comentários, destacam-se frases como: “Pessoal que for a Curitiba nesse local, fotografem só com o André hahahaha” e “Quem for de Curitiba, puder ir lá, chega nela, pergunta pelo André e diz que prefere tirar foto com ele. Eu vou ficar muito grata. Queria fazer isso mas sou da Bahia kkkkkk #timeAndré”.







