Conecte-se conosco

Notícias

Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil

Publicado

em

A FORD nunciou nesta segunda-feira (11) que planeja encerrar a produção de veículos nas fábricas do Brasil ainda neste ano. A montadora deve manter o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em São Paulo, e a sede regional, no mesmo estado.

Segundo a empresa, os veículos vendidos no Brasil passam a ser produzidos na Argentina e Uruguai, principalmente. A montadora também deve contar com importações de outras regiões e oferecerá suporte ao cliente com outros serviços no país.

Em comunicado, a Ford afirma que vai começar imediatamente a trabalhar em estreita colaboração com seus sindicatos e outras partes interessadas para desenvolver um plano equitativo e equilibrado para mitigar os impactos da decisão.

A produção será encerrada imediatamente nas fábricas de Camaçari e Taubaté, mas algumas peças continuam a ser fabricadas por alguns meses para apoiar os estoques de vendas de reposição. A fábrica da Troller continuará operando até o quarto trimestre, disse a Ford.

O CEO da montadora, Jim Farley, classificou a decisão como difícil, mas necessária para a busca de um modelo de negócio sustentável. "Estamos mudando para um modelo ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global".