Um homem foragido da Justiça e procurado pela Interpol foi preso na última sexta-feira (22) em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, em uma operação da Polícia Federal (PF). O homem, que estava na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal, era alvo de um mandado de prisão por homicídio qualificado expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
A detenção foi possível graças ao alerta internacional emitido pela Interpol, que permite a prisão provisória de indivíduos em qualquer um dos países membros, facilitando a extradição para o país onde exista uma ordem judicial. Segundo a PF, o homem estava em solo paraguaio e possuía, além da condenação por homicídio, outros processos por receptação e adulteracão de sinal identificador de veículo, expedidos pela Justiça do Mato Grosso do Sul. Também há indícios de sua participação em uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas.
A operação teve início no posto de fronteira entre Brasil e Paraguai, na Ponte Internacional da Amizade, onde o homem foi entregue pela polícia paraguaia. Um forte aparato policial foi mobilizado desde a fronteira até a realização do exame de corpo de delito, seguido pelo translado até o aeroporto para embarque em uma aeronave. O destino final foi a Cadeia Pública no Rio Grande do Sul, onde o preso cumprirá a pena estabelecida.