Mais uma noite de domingo marcada por aglomerações e falta de respeito as medidas de combate a covid-19, em Curitiba, e um vídeo divulgado por médicos de uma ambulância do Governo do Paraná chocou a internet. Nas imagens é possível observar a quantidade de pessoas "curtindo a noite" no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. (Assista no final da matéria)
Mesmo com a sirene de urgência ligada o público não saia da frente do veículo e ainda batiam com força na lataria da ambulância, de acordo com os médicos havia um paciente no interior dela, e se assustou com as batidas feitas pelos jovens.
A Guarda Municipal de Curitiba foi acionada e dispersou a aglomeração, houve relatos de pequenas confusões entre o público e as equipes da GM que precisaram usar balas de borracha para conter o tumulto.
Ainda no final de semana o entorno de diversos bares de Curitiba ficou cheio de gente sem máscara . Fno Largo da Ordem e no Batel, na avenida Carlos de Carvalho. O que chamou atenção foram as aglomerações em torno dos estabelecimentos, bem como o alto número de pessoas sem máscara.
Curitiba está atualmente em bandeira amarela de alerta contra a pandemia do coronavírus. Apesar dos números de casos ativos, casos novos e mortes terem baixado nos últimos dias, as autoridades de saúde alertam que alguns cuidados são necessários, como usar máscara e evitar aglomeração.
Pelas regras do decreto da bandeira amarela, os bares de rua podem funcionar até as 23 horas, em todos os dias da semana, com a entrada dos clientes permitida até 22 horas e obedecendo a um critério de lotação de cada estabelecimento. Por outro lado, o decreto proíbe reuniões com mais de 50 pessoas, incluindo comemorações, confraternizações e encontros familiares, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados.