Curitiba terá uma programação vasta neste fim de semana com muitas opções de shows, eventos, exposições, festas e atividades culturais. Vão se apresentar artistas nacionais e internacionais além, é claro, do talento local.
Os amantes da música popular brasileira têm o espetáculo sobre a história do ícone do samba, Zeca Pagodinho, no Teatro Guaíra.
O Guaíra também será palco de outro clássico do Brasil: os cantores Milionário e Marciano prometem relembrar clássicos da música sertaneja.
Outro programa bem brasileiro é a festa Tardezinha. Apresentada pelo cantor Thiaguinho, o evento tem acontecido em todo Brasil.
Os entusiastas do rock podem aproveitar o festival Curitiba HC Fest ou, ainda, o show do grande astro Glenn Hugues, na próxima terça-feira (24/4).
Se você tem interesse por música erudita, encontra duas boas opções: o ensemble de cordas da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Orquestra Sinfônica do Paraná, que toca a trilha sonora do filme Luzes da Cidade, de Charlie Chaplin.
Programe-se!
Zeca Pagodinho
O musical Zeca Pagodinho – Uma história de amor ao samba conta a história do artista desde o anonimato até alcançar o sucesso. A trilha sonora é destaque na construção da obra. Samba e narrativa se misturam nessa homenagem a Zeca Pagodinho, que terá quatro músicos e um regente e 13 atores.
Data: 20 de abril
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua 15 de Novembro, 971 – Centro)
Horário: 20h30
Jorge Drexler
O cantor uruguaio Jorge Drexler lança na Ópera de Arame seu novo disco Salvavidas de hielo nesta sexta-feira (20/4). Um dos grandes nomes da música latino-americana, o cantor e compositor utiliza um único instrumento: o violão.
Tocando tanto de modo tradicional como de formas alternativas, fazendo experimentações para dar vida as suas canções, o músico tem em seu show participações especiais em duetos com as cantoras mexicanas Julieta Venegas e Natalia Lafourcade e com a chilena Mon Laferte.
Data: 20 de abril
Local: Ópera de Arame (R. João Gava, 970 – Abranches)
Ensemble de Cordas da Orquestra de Câmara
Em apresentação única, o ensemble de cordas da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta sextetos de Strauss e Dvorák. Neste sábado (21/4) serão executadas duas composições sobre a direção musical do spalla Winston Ramalho.m
Abre o concerto a obra de Richard Strauss para sexteto de cordas, extraído da ópera Capriccio – uma “conversa em música”. A continuação se dá com o sexteto de cordas em Lá Maior Op. 48, de Antonín Dvorák. A entrada é franca.
Data: 21 de abril
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Horário: 18h30
Curitiba HC Fest 2018
No sábado, Curitiba terá um festival de hardcore com a apresentação de 13 bandas. Os capixabas do Dead Fish serão atração principal e vão comemorar os 20 anos do lançamento de seu disco de grande sucesso: Sonho Médio.
O festival também terá o reencontro da banda Curitibana Colligere, que não faz nenhuma apresentação ao vivo há anos. Além dos shows, o evento terá exposição de fotografias, tatuagens e opções gastronômicas.
Data: 21 de abril
Local: Sociedade Cultural Abranches – (Rua Mateus Leme, 5932 – Abranches)
Horário: Os portões abrem às 14h
Tardezinha
O cantor Thiaguinho apresenta o show Tardezinha, tradicional apresentação que leva o clima do fim de tarde carioca para todo o Brasil. A maior roda de samba do país terá Thiaguinho interpretando suas canções e resgata os maiores sucessos do pagode e do samba.
Serviço:
Data: 21 de abril
Local: Usina 5 (Rua Constantino Bordignon, 5 – Prado Velho)
Horário de abertura: 15h
Milionário & Marciano – Lendas
O projeto Lendas une dois ícones da música sertaneja: Milionário e Marciano. Ex-membros das famosas duplas Milionário e José Rico e João Mineiro e Marciano, os músicos relembram clássicos de suas carreiras.
O cenário faz alusão ao circo, onde os cantores sertanejos encontraram palco propício para seus shows no início da carreira.
Data: 22 de abril
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua 15 de Novembro, 971 – Centro)
Horário: 20h
Exposição de design polonês e brasileiro
O Museu Oscar Niemeyer apresenta a exposição Diálogo Design: Polônia Brasil, com curadoria de Magda Kochanowska e Ewa Solarz, da Polônia, e de Gabriel Patrocínio, do Brasil. A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos e apresenta ícones do design polonês e brasileiro.
Os trabalhos históricos da “Escola Polonesa de Cartazes” são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior. A exposição também apresenta produtos industriais contemporâneos considerados icônicos, agrupados em cinco categorias: móveis, vidro, porcelana, tradição e inovação.
Serviço:
Data: até 22 de julho
Local: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
Horários: das 10h às 18h
Filme com Orquestra ao vivo
A Orquestra Sinfônica do Paraná revive as premières de filmes da década de 1920, em que os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Neste fim de semana será a vez de um clássico da comédia, o filme Luzes da Cidade, de Charlie Chaplin.
As apresentações acontecem no sábado e no domingo e terão regência do maestro titular da orquestra, o alemão Stefan Geiger.
Dias: 21 de abril às 20h30 e 22 de abril, às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (R. 15 de Novembro, 971 – Centro)
Mostra Filme B
A Cinemateca vai ter a comemoração dos quatro anos do Cineclube do Atalante, antigo Cineclube da Cinemateca. A programação da Mostra Filme B acontece no sábado e no domingo e vai exibir nove filmes americanos dos anos 1940 até 1960. A entrada é franca.
Glenn Hughes – Classic Deep Purple
O ex-vocalista e baixista da banda de rock Deep Purple, Glenn Hughes, vai apresentar na terça-feira (27/4) um show para encantar os fãs do rock clássico dos anos 1970. A apresentação traz para Curitiba uma grande produção que vai acompanhar os hits do grupo britânico.
Reconhecido mundialmente como “a voz do rock”, Glenn Hughes traz o formato inédito do evento pela primeira vez à América do Sul.
Data: 24 de abril
Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro)