A trajetória do músico e poeta paulista Ciro Pessoa ganha a tela em "Quem é Ciro Pessoa?", que vai ao ar nos dias. 09 (22h), 10 (10h) e 26 (18h45) de junho, no canal Music Box Brazil.
Dirigido por Wladimyr Cruz, o último registro em vida do anti-herói fiel à arte, falecido em maio de 2020 em decorrência da Covid-19, documenta um importante capítulo da música oitentista: as origens dos Titãs, banda que ajudou a fundar. Também divide os bastidores da produção do seu último disco da carreira, homônimo ao filme, já disponível nas plataformas.
Compositor essencial do rock nacional, Ciro assina hits como "Sonífera Ilha", "Babi Índio" e "Toda Cor", gravadas no disco de estreia dos Titãs, de 1984. "Inundação De Amor", registrada pelo Ira! e "Pânico e Solidão", de sua banda Cabine C. O músico repassa toda sua carreira musical e literária em um longa de 120 minutos, que conta ainda com participação de amigos do meio artístico, como Branco Mello (Titãs), Fê Lemos (Capital Inicial) e a atriz Grace Gianouskas.
Sem fugir de pautas sensíveis, Ciro fala abertamente e revela quem é a figura além dos refrãos ou das polêmicas que rechearam sua passagem por estes lados. Dentro desta retrospectiva, regravações de canções favoritas do repertório autoral do biografado recheiam o longa e servem como um roteiro audiovisual. O filme também captura o seu último registro fonográfico com a banda Flying Chair, homônimo ao documentário, incluindo a canção inédita intitulada "Casa Nave Espacial".
O disco contendo as 10 últimas faixas registradas por Ciro Pessoa (composição e voz), Chico Marques (guitarra e vocais), Cláudio Costa (guitarra solo e vocais), Icaro Scagliusi (baixo, violão e teclados) e Ricardo Topfer (bateria, percussões) já está disponível nas plataformas digitais. Foi produzido no PPM Estúdio, em São Paulo, gravado por Raul Zanardo, mixado e masterizado por Guilherme Canaes (Cabine C). O longa-metragem “Quem É Ciro Pessoa?” é uma produção da Blue Screen Of Death Filmes.