Paulo Leminski Neto, filho do renomado poeta curitibano Paulo Leminski (1944–1989), enfrenta atualmente uma realidade difícil. Músico e professor, ele perdeu o emprego no fim do ano passado e, desde então, passou a viver em situação de rua com sua companheira, Claudia Tonelli, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Sem recursos para manter um lar, o casal permaneceu por cerca de quatro meses dormindo nas ruas da cidade.
A descoberta sobre sua verdadeira origem aconteceu quando leu “O bandido que sabia latim”, biografia escrita por Toninho Vaz. Até então, era conhecido como Luciano da Costa e atuava na cena musical sob o nome artístico de Lucky Luciano. Com base no documento e na confirmação da paternidade, ele conseguiu anular uma segunda certidão de nascimento, emitida em 1976, quando sua mãe, Nevair Maria de Souza — ex-mulher do poeta — e seu padrasto o registraram novamente para que pudesse ser matriculado na escola.
O caso ganhou destaque nesta quinta-feira (27), após uma reportagem publicada pelo site Farofafá revelar um episódio de violência envolvendo Claudia. Enquanto vendiam desenhos na Praça São Salvador, no Rio, ela foi agredida por um homem ao sair do banheiro. O agressor tentou abusá-la, mas foi detido em flagrante após uma testemunha acionar a polícia.
Com ferimentos, Claudia foi atendida no Hospital Municipal Miguel Couto e, desde o ocorrido, o casal tem sido acolhido em um hotel de pernoite na Lapa, pago com a ajuda de amigos. Ambos enfrentam um quadro de depressão e são acompanhados por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região.
Em uma publicação feita no Instagram, Paulo Leminski Neto relatou estar abalado e traumatizado com o episódio. Ele agradeceu o apoio que tem recebido e reforçou seu desejo de ver a companheira se recuperando. “Ela se colocou na minha frente e levou o soco enquanto eu tentava afastar o agressor. A Claudia é o amor da minha vida. Estou cuidando dela”, escreveu.
Na mesma mensagem, Paulo reconheceu a solidariedade recebida de amigos e apoiadores. “Travei contato com diversas formas de ressentimento social, rancores e uma espontânea e irradiante força de viver que eu nunca vi antes”, afirmou.
Agora, o casal busca um novo recomeço. Com dificuldades financeiras, Paulo lançou uma campanha online com o objetivo de arrecadar fundos para conseguir um novo lar. “Ainda precisamos muito de um impulso, uma ajuda”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram