Ad image

Festival do Dia Mundial do Rock será na Pedreira Paulo Leminski na próxima semana

Com mais de 40 atrações, 14 horas de música e seis palcos, o Festival Crossroads toma conta do Parque das Pedreiras no dia 15 de julho. Confira o line-up completo

Felipe Almeida
9 Min Read

Palco Dia Mundial do Rock do Festival Crossroads em 2022 – Cred Never Surrender Photo Team

O maior festival dedicado ao Dia Mundial do Rock do Paraná, o Festival Crossroads, anunciou dois grandes nomes referências na cena punk rock e do metal nacional em seu line-up.

O evento, que está em sua sexta edição, ocupará o Parque das Pedreiras, espaço que reúne a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame no dia 15 de julho, a partir das 12h, em Curitiba. Serão mais de 14 horas de rock n’roll, com mais de 40 atrações musicais e seis palcos – Palco Cross, Palco Bastards, Palco DMR/Lagunitas, Palco Thunderstruck/Coca – Cola, Palco Ópera House, Palco Crosshouse – , reunindo ainda gastronomia, arte, esporte e cultura para toda a família.

Entre essas atrações está a Plebe Rude, uma das maiores referências do punk rock no Brasil, com mais de 40 anos de história e 500 mil álbuns vendidos. Fundado em Brasília, em 1968, o grupo, composto por Philippe Seabra, Clemente Nascimento, André X e Marcelo Capucci, traz críticas sociais e políticas em suas letras, refletindo toda a cultura da época. Entre alguns dos sucessos, estão “Proteção”, “Até Quando” e o mais recente “68”, que aborda a censura política do Brasil e do mundo na década de 1968.

Plebe Rude – Créd Caru Leão

Uma das principais bandas de metal da cena brasileira atual, o Black Pantera também está confirmado no line-up e retorna ao festival para mais uma edição. O grupo mineiro, cujo nome é uma homenagem aos Panteras Negras, aposta no trash metal e em letras que abordam temas como racismo e discriminação. Formada por Charles Gama (guitarra, vocal), Chaene de Fama (baixo) e Rodrigo PanchoAugusto (bateria), a banda tem três álbuns de estúdio lançados e já foi indicada ao Prêmio Multishow, na categoria “Grupo do Ano”, tendo também se apresentado no Rock in Rio, no Palco Sunset, em 2022, e no Lollapalooza Brasil deste ano.

Black Pantera – crédito sete77sete 4

Outro destaque no line-up do Festival Crossroads de 2023 é o Gangrena Gasosa. O grupo carioca, conhecido por incorporar elementos da Umbanda e religiões afro-brasileiras com seu trash-metal, é o primeiro de Saravá Metal do mundo, já tendo lançado quatro álbuns de estúdio e dois EP’s. Além da sonoridade, a banda também chama a atenção pelo seu visual, em que cada integrante representa uma entidade – Angelo Arede (Zé Pelintra), Davi Sterminium (Omulú), Minoru Murakami (Exu Caveira), Diego Padilha (Tranca Rua) Gê Vasconcelos (Pomba Gira Maria Mulambo) e Alex Porto (Exu Tiriri).

Gangrena Gasosa -Foto Fabiano Soares

Em 2022, a banda se apresentou no Rock in Rio, encerrando a Noite do Metal no Espaço Favela. Agora, o Gangrena Gasosa se prepara para um show de tirar o fôlego em um dos principais festivais de rock do Sul do Brasil.

Formada em Brasília, em 1993, a D.F.C – Distrito Federal Chaos, também se apresenta pela primeira vez no Festival Crossroads. Referência na cena do hardcore punk nacional, o grupo conta com seis álbuns de estúdio lançados e retrata a sociedade brasileira por meio de letras repletas de críticas e sarcasmos.

DFC – Distrito Federal Chaos Cred Divulgação

Mais de 40 atrações musicais fazem partes do line-up do Festival Crossroads 2023, entre nomes de projeção nacional, tributos a ícones da música mundial, destaques da cena curitibana, grupos autorais e de outras sonoridades revelados durante o “Cross Originals”, projeto do Bar Crossroads, referência na cena rock n’roll de Curitiba desde 1997, que tem o objetivo dar visibilidade a grupos autorais.

Confira o Line-up completo:

Afoostic / Backstage / Black Pantera / Clash Bulldogs / CPM 22 Cover Brasil / Crackerjack / CWKnot / D.F.C / F4T / Gangrena Gasosa / Hillbilly Rawhide / Icon of Sin / Iron Clan + Raphael Mendes / King Nothing / Lady Die / Landfall / Lenhadores da Antártida / Linkin Park Cover Brasil / Macumbazilla / Marley in Concert / Mein Teil / Mumbai Express / Pennyback / Pigs and Diamonds / Plebe Rude / Radiophonics / Raimundera CWB / República Pine / Right Back / Rockids / Sinistra / Suicide Blonde / Sulround / Syd Vinícius / The Elder / The Vedders / TN/She / Válvula Vapor / Vivo Trio / ZION’z

Crosshouse (Palco dedicado à cena eletrônica):  Onyjah / DJ MCO + BAB5 / Double / Foletto / Soundman Pako / Scabeni / Wesley Razzi

Os ingressos estão disponíveis com valores a partir de R$120 (meia-entrada*) pelo Cheers. *A meia-entrada é válida para estudantes, professores, doadores de sangue, idosos, clientes crossroads e flyer digital. Crianças até nove anos não pagam entrada.

Walk This Way e a Cultura do Rock

Uma grande novidade para essa edição será uma rua temática dentro da Pedreira, a Walk This Way, um espaço que reúne múltiplas atrações da cultura rock, que transcende o aspecto musical e impacta em estilos de vida, ideais e atitude. Por isso, as mais variadas manifestações artísticas, maneiras de vestir, tatuagens e protestos sempre estiveram entrelaçados na história desse gênero.

Marcam presença na Walk This Way: uma área de brechó, com curadoria do @quemgarimpa_acha, reunindo 10 marcas e uma variedade de peças do universo rock para garimpar; Flash Tatto com os profissionais da @inkit.tattoo; Feira de Vinil com a @curitibavinil, levando uma grande variedade de álbuns que são relíquias do rock; registro fotográfico com a KombidoJulian, uma fotocabine kombi; e o Palco Thunderstruck/Coca-Cola reunindo uma programação musical ao vivo.

Espaço Kids, Pista de Skate e Gastronomia

A criançada jamais ficou de fora no Festival Crossroads. Para os pais roqueiros que querem celebrar o estilo musical com seus filhos, a edição contará com um espaço kids especial da Kinder Park, reunindo atividades e atrações para o público infantil, com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, entre outros. A programação musical também abraça as crianças com a apresentação da banda RocKids, às 13h, no Palco Bastards, reunindo um repertório repleto de clássicos do estilo em formato para os pequenos.

Ainda haverá área de skate street com apresentações,aulas com instrutores para iniciantes de todas as idades.

Já na parte gastronômica, opções de hambúrgueres com o Comodoro Burguer; cachorro quente com o Dog Show; fatias de pizza com a Pizza do Pará; Choripan; doces e sobremesas da Família Pavê; entre outras opções de sanduíches e porções na Estação Cross e na Estação Bastards. Os valores são a partir de R$20.

Fique por dentro das novidades da edição 2023 por meio da rede social oficial do festival (Instagram|@festivalcrossroads).

O Festival Crossroads – Dia Mundial do Rock é uma realização do Bar Crossroads, referência na cena rock n’roll da capital paranaense desde 1997, e da Planeta Brasil Entretenimento.

Data oficial Dia Mundial do Rock – O dia 13 de julho é considerado a data oficial do Dia Mundial do Rock, fazendo referência ao Live Aid, um evento de proporção mundial que ocorreu em 1985, reunindo grandes artistas com o objetivo de angariar fundos para acabar com a fome.

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.