Começa na próxima quinta-feira (24) o inédito Festival Estofaria do Aipim, evento dedicado às receitas exclusivas do chef Fábio Strapazzon que têm como protagonista a mandioca. Os pratos serão servidos pelo preço fixo de R$ 15 cada. O evento será realizado todas as noites no Estofaria Bar, localizado no Alto da Glória, de segunda a sábado, das 18h à 00h30, até sábado 2 de junho.
A versatilidade do aipim, raiz indígena mais popular na culinária brasileira, possibilita diferentes tipos de preparos e a criação de receitas combinadas. Pensando nisso, o cardápio do Festival Estofaria do Aipim é composto por discos de mandioca recheados com muçarela que servem de base para quatro tipos de coberturas: pernil suíno, linguiça Blumenau, carne seca e Marguerita (tomates e manjericão). Todos são gratinados.
Outra receita do Festival é o Escondidinho de Aipim, preparado com uma massa leve de purê de mandioca e com duas opções de recheio: estrogonofe de carne ou carne seca com requeijão. Completam o cardápio do evento a porção de aipim frito com bacon recebe, acompanhado pela já tradicional maionese caseira do Estofaria, com cheiro verde, e a Vaca Atolada, ensopado de mandioca com costela bovina desfiada.
À busca pelo prato com aipim perfeito foi motivo para o proprietário do Estofaria Bar, o chef Caio Canabrava, criar o festival inédito em Curitiba. "Foram inúmeras vezes que eu e minha noiva Priscila procuramos bares e restaurantes para provar porções e pratos com mandioca, que ela ama, mas nunca ficamos 100% satisfeitos. O aipim não pode ser duro, nem seco, nem ficar branco no meio. Foi esse o desafio que levei para a cozinha do bar", conta.
Foi um mês de testes e provas de diferentes receitas, tudo comandado pelo chef Fábio Strapazzon, que assumiu a cozinha do Estofaria Bar no início de abril. "Escolhemos as melhores receitas, fizemos alguns ajustes e montamos o cardápio para o Festival Estofaria do Aipim. Durante os nove dias do evento, o cliente poderá indicar qual quitute gostou mais. Oe melhores votados serão incluídos no cardápio fixo do bar", explica Canabrava.
Novo chef
O chef Fábio Strapazzon atua na área da gastronomia há mais de 18 anos. Começou como "taxa" (avulso) em algumas cozinhas da capital e nos últimos 12 anos comandou a cantina e o refeitório do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio. Está concluindo o curso de Gastronomia na Universidade Positivo, mas cozinha desde os 10 anos de idade, quando teve que ir para o fogão de casa preparar almoço para os irmãos menores durante um período de doença da mãe; fez frango ensopado. "Desde pequeno, observava a mãe na cozinha. Cozinhar é algo que sempre me atraiu. Quando precisei fazer algo sozinho, não tive dificuldades", lembra.
Antes de assumir a gastronomia como profissão, Strapazzon auxiliou o pai em serviços de pintura e depois atuou como auxiliar em uma serigrafia. Só decidiu encarar uma cozinha profissionalmente após um período turbulento e ter que recomeçar a vida, de volta à casa dos pais. Quando passou de "taxa" para contratado, buscou capacitação em diversos cursos no Senac, até chegar à graduação.
Strapazzon recusou uma oferta de gerente de cozinha em uma rede local de lanchonetes para assumir a cozinha do Estofaria. "Como gerente, eu ficaria longe das panelas. E cozinhar é o que eu mais gosto de fazer", confessa o novo chef do bar. No comando do Estofaria desde 2013, o chef Caio Canabrava aprendeu com o tio Délio Canabrava que quando se conhece alguém que cozinha mais que você é hora de abrir espaço na sua cozinha. Foi o que fez. "Precisava de alguém não apenas que cozinhasse bem, mas que me ajudasse na organização da cozinha, na atualização do cardápio e na formação da equipe. Encontrei isso tudo no Fábio e tenho certeza que fiz uma boa escolha. Os clientes vão gostar", aposta o empresário.
SERVIÇO
Festival Estofaria do Aipim
De 24 de maio a 2 de junho
Valor dos pratos do Festival: R$ 15 cada
Estofaria Bar – R. Itupava, 1465 – Alto da Glória