RETA FINAL: HOJE É DIA DE GASTRONOMIX, GURITIBA, MISHMASH E MUITO MAIS
No último fim de semana do Festival de Curitiba acontecem o Gastronomix e o MishMash. O primeiro é a quermesse da alta gastronomia do evento. O segundo é a mostra de variedades para toda a família, um circo moderno para agradar pessoas de todas as idades.
MISHMASH
Mágica, malabarismo, comédia, teatro e muito mais fazem parte do MishMash, a atração de variedades para a família do Festival de Curitiba, programada para os dias 8 e 9 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi. É a única mostra do Festival de Curitiba que traz diversas atrações em um só espetáculo, embaladas com música ao vivo e diversas surpresas, num clima de circo contemporâneo. Este ano serão cerca de 20 artistas que têm como objetivo divertir adultos e crianças."Para a edição de 2017, não só vamos consolidar o formato do espetáculo que se mostrou um sucesso nos últimos dois anos, como vamos expandir ainda mais a experiência para o público desde a entrada até a saída, passando pelo formato de atendimento às mesas", diz Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, curador do segmento, diretor e mestre de cerimônias. "Vamos aproveitar a rede de contatos que se intensificou de maneira internacional para trazer de forma inédita artistas de diversas partes do globo, além do time da casa que, experientes com o espetáculo, estão criando sempre novos números."
Dois palhaços contam a história do navegador Simbad em uma estrutura móvel de quatro metros de bambu, que se transforma em monstros, pássaros e diversos animais. É o que acontece no decorrer do espetáculo "Simbad, O Navegante", que tem apresentações no Guritiba do Festival de Curitiba 2017. A diretora Carla Candiotto fez a adaptação da montagem, baseada na linguagem mista de teatro, dança ,contação de história e circo. O espetáculo ganhou vários prêmios, entre eles Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo prêmio FEMSA) 2015 e maior destaque na área de arte para Crianças para Carla Candiotto pelas direções que realizou naquele ano. Apresentações dias no Museu Oscar Niemeyer (MON) – R. Marechal.Hermes, 999 , dias 08 e 09 de abril, às 16h. Classificação indicativa: 8 anos.
"Involuntários da Pátria" muda local de apresentação:
Por conta da chuva, o espetáculo "Involuntários da Pátria", concebido como performance de rua e programado para acontecer na Praça Osório, teve sua apresentação de hoje, (8), transferida para o SESC Paço da Liberdade. O horário das 17h está mantido e a gratuidade também. Baseado no texto homônimo do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, "Involuntários da Pátria" é um manifesto em defesa dos povos indígenas, apresentado em formato de aula aberta pela ativista transexual Fernanda Silva – cocriadora da performance ao lado da produtora Sonia Sobral. http://festivaldecuritiba.com.
O que tem para amanhã (9 de abril – Domingo) na Mostra
Hoje entrou em cartaz Blank, com Julia Lemmertz, Farinha Com Açúcar e Nós. Amanhã é a vez dos seguintes espetáculos fechando o Festival de Curitiba:
Blank (com Gregório Duvivier) – Conhecido por suas peças sem diretor, cenário e ensaios, o aclamado dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour leva essa experiência a novos extremos. A cada noite, a nova peça de Nassim, cheia de partes em branco, deve ser completada por um novo performer diante de um novo público. Com texto traduzido por Maurício Ayer, a montagem já teve Eduardo Moscovis, Débora Bloch e Caio Blat no Festival de Curitiba. Agora, neste fim de semana é a vez de Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier no elenco. Atribuindo ao público a responsabilidade de decidir sobre os caminhos do enredo, "Blank" se transforma em uma máquina geradora de histórias, em que é compartilhada a trajetória do dramaturgo, do performer e de um membro aleatório da plateia. Simultaneamente, ela celebra a natureza comunitária e fugaz do teatro, pois nela os membros do público gritam, riem, suspiram e colaboram na invenção da história daquela noite, uma história que é irrevogavelmente deles e que nunca mais será contada da mesma maneira. Um apaixonante tour de force.
+Misturado – Mart'nália e banda – Em interconexão com a proposta da curadoria do Festival de Curitiba, a cantora Mart'nália faz ecoar o atual reconhecimento da arte negra, levando para o palco a substância de diversas marcas sociais, como raça, classe, gênero e identidade. Em única apresentação no Festival de Curitiba, o show "+Misturado" acontece no dia 09 de abril, às 19h, no Teatro Guaíra. Vinda de um projeto no qual o samba reinava absoluto, Mart'nália retorna com um novo álbum, em mais uma parceria com a gravadora Biscoito Fino. Décimo primeiro de sua discografia, "+ Misturado" aposta na personalidade artística plural da cantora, com releituras de compositores fundamentais em sua formação.
Palestrado Interlocuções: Sérgio Carvalho
O diretor da Companhia do Latão, Sérgio Carvalho, participa amanhã do evento "Interlocuções", na 26ª edição do Festival de Curitiba, com palestra gratuita para estudantes de teatro. O grupo, de São Paulo, é uma referência na pesquisa estética do teatro e a politização da cena. A companhia promove espetáculos, atividades pedagógicas, edições e experimentos artísticos. O grupo de pesquisa teatral surgiu em 97, com a ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Durante dois anos, o grupo fez um estudo da obra teórica de Bertold Brecht como modelo para o teatro épico-dialético no Brasil. Em 2016, Sérgio Carvalho estreou o mais recente trabalho "O Pão e a Pedra", apresentado na Mostra 2017 do Festival de Curitiba. A palestra é às 16h, no Sesc Paço da Liberdade. A mediação será de Mariana Barcelos. A entrada é gratuita. O "Interlocuções" é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação foi de 30 de março a 9 de abril.
Acorda, amor!
Última chance para os curitibanos verem o espetáculo Acorda Amor, hoje (21h) e amanhã (meio-dia) no Mini Guaíra. O encantamento de um grande amor, a dor de uma despedida, a euforia de uma comemoração, uma saudade. A partir do clássico "A Bela Adormecida", o solo "Acorda, amor!", da atriz Florencia Santángelo, dirigido por Marcos Camelo, apresenta uma inusitada narrativa onde a atriz fala de si mesma, contando uma história que muitos conhecem, mas de forma inédita. "Acorda, amor!" apresenta uma cena artesanal com efeitos simples, como personagens que ganham vida a partir de gestos mínimos aliados ao desenho da luz, que geram imagens singelas e ocupam o palco, aparentemente vazio. Com humor e ironia, Florencia apresenta o clássico conto de fadas, direcionado ao público adulto. "É um conto de fadas, porque conforta o coração. Tem apenas uma atriz, porque é o suficiente. Cinquenta minutos, porque é um desafio para contar uma eternidade", explica a atriz.
4ª Mostra Ave Lola chega ao final, com a estreia de "Epa! Estudos Para Quase Nada"
Nos últimos dias da 4ª Mostra Ave Lola – O Teatro das Mulheres, entra em cartaz "Epa! Estudos Para Quase Nada", com apresentações até amanhã às 19h30. Realizado pela Cia. Dos Bondrés (do Rio de Janeiro), o espetáculo é uma pesquisa sobre o efêmero, que mergulha no universo do teatro contemporâneo do dramaturgo irlandês Samuel Beckett e recria sua própria narrativa: três cenas e três personagens presos na eternidade do momento presente, que é tão duradouro quanto o de uma bolha e sabão. Iniciada em 29 de março, a mostra vai até amanhã, e marca a inauguração do novo teatro da Ave Lola Espaço de Criação, localizado na Av. Mal. Deodoro, 1227, Centro de Curitiba. Além de "Epa! Estudos Para Quase Nada", também está em cartaz o espetáculo infantil "Soli – O aniversário inesperado", com apresentações até amanhã às 11h. Os ingressos começam a ser distribuídos no local uma hora antes de cada espetáculo. O público decide quanto pagar, no sistema "Pague Quanto Vale".
Mostra da artista plástica Iara Regina Teixeira
No local estão expostas obras da artista plástica Iara Regina Teixeira, que traz quatro de suas pinturas refletivas, feitas com materiais como vidro, acrílico e películas refletivas. Segundo a artista, a iluminação da rua que entra no local mostrou-se adequada para dar brilho ao material reflexivo presente nas obras. O espaço conta também com uma cozinha, com um cardápio preparado para o evento. A companhia teatral acredita que a culinária gera valor e relação entre o público, as obras e os artistas que frequentam o local. A 4ª Mostra Ave Lola – O Teatro das Mulheres integra a programação de mostras especiais do Festival de Curitiba. Mais informações: www.avelola.net.br.
Espetáculos cancelados do Fringe
Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento, Alerta de Spoiler, O Lobo, Sobre a Cidade Dias, Teatro e Seus Ofícios – Palco Escola, Várias Coisas com Evandro Santos, Óbvio Voraz,TEAR – Espetáculo Experimental de Mostra de Processo.
Espetáculos com sessão extra no fringe
Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em "Sobre meu pai e outras histórias…" (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30), A Melhor Escolha (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A menina e o mundo (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba (02/04 – 11:30 E 14:30), Antonina, Little Star (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A Bruxa (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Eles cultuam árvores mortas (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Na Varanda (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Saudady (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30, O Barqueiro ou O Ensaio Sobre a Liberdade Solitária (TUC, 02/04 – 20:00, 03/04 – 14:00, 05/04 – 20:00), Outra chance (Teatro Cleon Jacques, 06/04 – 19:00), Tô viajando com Fabio Rabin (Bar Curitiba Comedy Club, 07/04 – 19:30)