O que tem para amanhá (7 de abril – sexta) na Mostra
Hoje entrou em cartaz Gaby Amarantos – Eu Sou e a Mostra de Solos de Vera Mantero. Amanhã é a vez dos seguintes espetáculos:
Blank, com Camila Pitanga: Conhecido por suas peças sem diretor, cenário e ensaios, o aclamado dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour leva essa experiência a novos extremos. A cada noite, a nova peça de Nassim, cheia de partes em branco, deve ser completada por um novo performer diante de um novo público. Com texto traduzido por Maurício Ayer, a montagem já teve Eduardo Moscovis, Débora Bloch e Caio Blat no Festival de Curitiba. Agora, neste fim de semana é a vez de Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier no elenco. Atribuindo ao público a responsabilidade de decidir sobre os caminhos do enredo, "Blank" se transforma em uma máquina geradora de histórias, em que é compartilhada a trajetória do dramaturgo, do performer e de um membro aleatório da plateia. Simultaneamente, ela celebra a natureza comunitária e fugaz do teatro, pois nela os membros do público gritam, riem, suspiram e colaboram na invenção da história daquela noite, uma história que é irrevogavelmente deles e que nunca mais será contada da mesma maneira. Um apaixonante tour de force.
Cada um com seus pobrema: Quase uma década depois da temporada no Teatro Fernanda Montenegro, a peça "Cada Um Com Seus Pobrema" volta a Curitiba, desta vez no palco do Guairão. Sucesso de bilheteria, a comédia, que estreou em São Paulo em 2004, ganhou até continuação (Cada Dois Com Seus Pobrema). O pano de fundo do espetáculo são os bastidores do teatro. Na comédia solo, Marcelo Médici interpreta nove personagens e surpreende a plateia com a agilidade com que muda radicalmente de expressão e voz.
Involuntários da Pátria: De um encontro entre a gestora cultural Sonia Sobral e a artista e ativista Fernanda Silva surgiu a performance "Involuntários da Pátria". A adaptação do texto do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro para os palcos é um manifesto em defesa dos povos indígenas. O texto do antropólogo foi apresentado em formato de aula aberta em várias cidades brasileiras e trata da sobreposição dos interesses econômicos aos dos povos indígenas e outros grupos tradicionais brasileiros. Ele defende que está em curso uma guerra contra os índios brasileiros, apoiada abertamente pelo Estado, que teria a obrigação de protegê-los.O texto foi lido pela ativista Fernanda Silva no Campo Arte Contemporânea, um espaço de residências artísticas de Teresina (PI), e chamou a atenção da gestora cultural Sonia Sobral.
O Pão e a Pedra:"O Pão e a Pedra", um dos espetáculos que compõem a Mostra do 26º Festival de Curitiba, aborda as dificuldades de várias personagens do mundo trabalhista – entre elas uma mulher que se disfarça de homem para melhorar de vida – durante a greve dos metalúrgicos de 1979 no ABC. O espetáculo mistura elementos realistas, fantásticos e documentais, contrastando a prática política de uma greve histórica, cujas assembléias no Estádio da Vila Euclides contavam com mais de 70 mil trabalhadores, com expectativas ideológicas alimentadas pelo novo sindicalismo, a Igreja progressista e o movimento estudantil de esquerda.
Encontro do Interlocuções: Jé de Oliveira e Kátia Drummond
Neste dia 7, amanhã, é a vez do dramaturgo e ator Jé Oliveira, da cantora e atriz Katia Drumond e de um representante do NATA se encontrarem no Paço da Liberdade para um bate-papo. A mediação será de Luciana Romagnoli. O evento faz parte das Interlocuções, desdobramento da Mostra do Festival de Curitiba. A entrada é grátis.
II Curitiba Mostra:
Além de trazer cinco das oito estreias da Mostra do Festival de Curitiba, a Curitiba Mostra tem diversos eventos simultâneos realizados com a intenção de debater o atual momento das artes no Brasil: o Curitiba Urge, Encontrosnecessários e o bar oficial da Curitiba Mostra, que abre todos os dias às 17h, na área externa do teatro José Maria Santos.
Curitiba Urge
Até 9 de abril, sempre às 19h
Dentro da programação da Curitiba Mostra e a fim de abrir mais espaço para que artistas da cidade possam mostrar seus trabalhos, foi criado o Curitiba Urge, buscando ampliar vozes e reflexões sobre o momento que vivemos. Aberto a manifestações heterogêneas de shows musicais, manifestos, performances, leituras, pequenas cenas e outras ações artísticas a serem apresentadas na área externa do Teatro José Maria Santos. As inscrições das propostas foram livres aos interessados.
Encontrosnecessários
Até 8 de abril, sempre às 17h.
A promoção de encontros tem marcado a linha de atuação do Espaço Cênico, que organiza a Curitiba Mostra, desde seu início. Criado em 2003, o projeto Encontrosnecessários propõe um olhar sobre a criação, formação e difusão cultural, com convidados de distintas áreas. Encontros e bate-papos que compartilham os vários olhares e vivências dos participantes e público interessado. Em seus quase 15 anos de realização, esta ação registra o que vem sendo produzido e pensado em Curitiba e em outras cidades.
MishMash: Palhaço Tomate (Argentina)
Interpretado pelo comediante argentino Victor Tomate Avalos, o Palhaço Tomate será uma das atrações do MishMash 2017, mostra do Festival de Curitiba que vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi. Internacionalmente conhecido pela sua arte com balões, O Palhaço Tomate promete, por meio de linguagem simples e interação como público, construir um polvo gigante.
Esgotados e por esgotar
Os ingressos para a apresentação de 9 de abril de Blank, com Gregório Duvivier e O Pão e a Pedra estão esgotados. Outros espetáculos estão quase lotados: a apresentação de Blank, com Camila Pitanga, e Para Que o Céu Não Caia.
Espetáculos cancelados do Fringe
Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento, Alerta de Spoiler, O Lobo, Sobre a Cidade Dias, Teatro e Seus Ofícios – Palco Escola, Várias Coisas com Evandro Santos, Óbvio Voraz, TEAR – Espetáculo Experimental de Mostra de Processo.
Espetáculos com sessão extra no fringe
Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04 – 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em "Sobre meu pai e outras histórias…" (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30), A Melhor Escolha (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A menina e o mundo (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba (02/04 – 11:30 E 14:30), Antonina, Little Star (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A Bruxa (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Eles cultuam árvores mortas (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Na Varanda (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Saudady (Mostra de Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30, O Barqueiro ou O Ensaio Sobre a Liberdade Solitária (TUC, 02/04 – 20:00, 03/04 – 14:00, 05/04 – 20:00), Outra chance (Teatro Cleon Jacques, 06/04 – 19:00), Tô viajando com Fabio Rabin (Bar Curitiba Comedy Club, 07/04 – 19:30)