O feriado de Finados deve movimentar os cemitérios de Curitiba neste fim de semana. Muitas famílias devem antecipar as visitas para o sábado (1º), em busca de horários mais tranquilos, mas o maior fluxo é esperado para o domingo (2), data tradicional das homenagens aos entes queridos.
A Superintendência de Trânsito (Setran) fará bloqueios parciais e reforçará o número de agentes em áreas próximas aos cemitérios. A principal interdição será na Avenida Água Verde, entre as ruas Silveira Peixoto e Bento Viana, das 7h30 às 11h, com desvios até as 18h.
Os cemitérios municipais Santa Cândida, São Francisco de Paula e Boqueirão funcionarão das 7h às 18h durante o fim de semana. Já o Cemitério do Água Verde realiza a tradicional Missa Solene de Finados às 8h, presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo. Após a celebração, haverá procissão conduzida pelo padre Reginaldo Manzotti até o Cruzeiro do cemitério.
O comércio de flores também deve registrar aumento de movimento, com previsão de crescimento de 7% nas vendas em relação ao ano passado, impulsionado pelo feriado prolongado e pelas visitas presenciais.
Além das celebrações religiosas, a cidade terá programação cultural especial. A Camerata Antiqua de Curitiba presta homenagem ao barítono Rio Novello com dois concertos dedicados à espiritualidade e à memória. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (31), às 19h30, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, com entrada gratuita e transmissão pela TV Evangelizar, e no sábado (1º), às 18h30, na Capela Santa Maria.
O Cemitério Vertical de Curitiba também terá programação especial, com funcionamento até as 19h. O evento “Memórias Eternas – Amor que atravessa o tempo” contará com missas, apresentações musicais e o Tributo Atemporal, no sábado às 18h30 e no domingo às 19h, no Jardim das Memórias.
No Cemitério Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha, o trânsito será alterado no domingo. A Rua Nicolau José Gravina funcionará em sentido único entre 8h e 17h, com acesso pela Avenida Cândido Hartmann e orientação de agentes da Guarda Municipal e da Setran.






