O primeiro feriadão do segundo semestre de 2024 coincide com duas importantes datas comemorativas: o Dia da Independência do Brasil, no sábado (07/09), e o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, no domingo (08/09). Embora não haja um feriado prolongado em dias úteis, a previsão de calor em todo o estado indica que muitas famílias irão aproveitar o final de semana para viajar, especialmente em direção ao litoral paranaense e ao Norte Pioneiro.
A expectativa da EPR Litoral Pioneiro é de um aumento considerável no tráfego nas rodovias, principalmente na BR-277, que liga Curitiba ao litoral. A concessionária estima que o fluxo de veículos poderá ultrapassar 2 mil carros por hora em diversos momentos do feriado. Na sexta-feira (06/09), o pico de movimento será registrado no final da tarde e início da noite, enquanto no sábado pela manhã, o tráfego também será intenso, com muitos motoristas rumando em direção às praias.
No domingo (08/09), a movimentação mais intensa nas estradas ocorrerá no sentido contrário, com picos de tráfego esperados entre 15h e 21h na BR-277, quando milhares de veículos devem retornar para Curitiba. A EPR Litoral Pioneiro alerta que, para evitar congestionamentos, os motoristas devem planejar o retorno fora desses horários de maior fluxo.
Durante o feriado, não haverá a realização de obras programadas nas rodovias sob administração da EPR Litoral Pioneiro, a fim de evitar congestionamentos. Apenas intervenções emergenciais poderão ser realizadas, caso necessário. A concessionária também planejou operações especiais para facilitar o fluxo de veículos nas praças de pedágio, como a venda antecipada de tickets para quem estiver aguardando na fila.
Os motoristas que precisarem de assistência ao longo do trajeto podem contar com o serviço de emergência da EPR Litoral Pioneiro, disponível 24 horas pelo número 0800 277 0153, que também funciona como WhatsApp, agilizando o atendimento em situações de necessidade.