A capital mais fria e acolhedora do Brasil deu início ao período mais esperado do ano: o Inverno Curitiba 2024. Lançado oficialmente na noite dessa quarta-feira (22/5), no Memorial de Curitiba, a ação promete transformar a cidade em um verdadeiro paraíso de inverno, repleto de atrações e experiências únicas que vão aquecer o coração dos curitibanos e visitantes até setembro.
Durante o evento de lançamento, as 11 entidades signatárias, participantes da iniciativa, foram agraciadas com certificados que destacam a importância de cada instituição na realização do Inverno Curitiba.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, salientou a importância da medida adotada durante o primeiro ano de gestão, quando foi reduzido o ISS de grandes eventos de 5% para 2%.
“Estamos colhendo os frutos de nossos esforços, não há grande evento que não venha para nossa cidade. Este ano, entre tantos talentos internacionais, receberemos Eric Clapton e Bruno Mars. É uma imensa alegria ver Curitiba se consolidar como um Destino Turístico Inteligente e assumindo protagonismo agora também durante o inverno, uma de nossas vocações”, declarou Pimentel.
Com o tema “A capital mais fria, aquecida para te receber”, o Inverno Curitiba 2024 é mais do que um evento – é uma celebração do que a cidade tem de melhor a oferecer. A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, celebrou a concretização desse projeto que começou a ser idealizado em dezembro do ano passado.
“Com essa ação conjunta, conseguimos colocar Curitiba mais uma vez no protagonismo como destino turístico, agora com uma programação robusta de inverno que já conta com mais de 90 eventos inscritos”, celebrou.
O inverno em cada esquina
De 30 de maio a 22 de setembro, Curitiba vai oferecer uma programação diversificada que inclui eventos gastronômicos, culturais e esportivos. A cidade, já conhecida por sua arquitetura planejada e sua sustentabilidade, vai além das baixas temperaturas para se tornar um destino irresistível.
Entre as atrações destacam-se a já queridinha Feira Especial de Arte e Artesanato de Inverno, que começa no dia 7 de junho; a Oficina de Música de Curitiba – Edição de Inverno, de 21 a 29 de junho; a 2ª edição do Festival da Palavra, de 16 a 22 de junho; o 4º Festival do Pinhão do Mercado Municipal Capão Raso, que começou nesta quinta (23/5) e segue até o dia 8 de junho; o Festival Sabores e Saberes do Pinhão Mercado Municipal, a partir de 14 de junho; e, ainda na programação, a moda está representada no Boqueirão Fashion Day.
- CLIQUE AQUI para conferir toda a programação.
Gastronomia e aconchego
Curitiba se destaca também pela sua gastronomia singular. A cidade é um convite para se deliciar com pratos que aquecem a alma, preparados por chefs renomados que valorizam ingredientes locais. Hotéis e restaurantes estarão de portas abertas, prontos para proporcionar momentos inesquecíveis em ambientes acolhedores.
Parceria e união
O Inverno Curitiba 2024 é fruto de uma colaboração entre diversos setores. Entidades como Abrasel/Paraná, Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná – ABAV-PR, Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis no Paraná – ABIH, Associação Comercial do Paraná – ACP, Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Sebrae, Fecomércio Paraná, Sesc, Senac, Sindicato Regional de Hospedagem e Alimentação – SEHA, Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Viaje Paraná e Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Turismo estão unidas para fazer deste evento um marco na agenda turística do Brasil.
A sinergia entre gastronomia, cultura, hotelaria, esportes, comércio e serviços promete elevar Curitiba ao status de capital oficial do inverno.
Diferentes experiências
Além das atrações tradicionais, como o passeio de trem pela Serra do Mar, que oferece vistas deslumbrantes, a cidade contará com eventos temáticos e atividades ao ar livre, ideais para todas as idades. Os parques e bosques são cenários de passeios inesquecíveis, e museus e galerias abrirão suas portas com exposições especiais.
Em Curitiba, o frio é apenas um pretexto para se envolver no calor humano. A hospitalidade curitibana estará em destaque, com sorrisos e abraços que fazem qualquer visitante se sentir em casa. Cada esquina da cidade reserva uma nova experiência, uma nova descoberta que promete aquecer o coração de quem passa por aqui.
Presenças
Também prestigiaram o evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a diretora geral da Secretaria Estadual de Turismo, Camila Aragão; o diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente da Abrasel, Luis Fernando Mennuci; o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone; o vice-presidente da ABAV – PR, Geraldo Rocha; o presidente da ABIH, Paulo Iglesias; o presidente do SEHA e Coordenador do G5 de Turismo do Paraná, Jonel Chede Filho; a presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiróz; a presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, Maria Bonamigo; o vice-presidente da Fecomércio, Paulo Salesbran; e o diretor presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes Santos.