Mesmo com o fim da época de frio e da Ação Inverno, a Fundação de Ação Social (FAS) vem registrando muitos acolhimentos de pessoas em situação de rua. O recorde de atendimento aconteceu em 12 de outubro, quando 923 pessoas preferiram dormir nos abrigos da Prefeitura a ficar nas ruas. Durante o inverno, o maior registro foi em 20 de agosto, com 917 acolhidos.
Para a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Maria Alice Erthal, os números são reflexos da qualificação dos serviços oferecidos pela FAS a essa população. “Anteriormente, o número de recusas de atendimento era maior que o de encaminhamentos. Conseguimos inverter essa curva e fazer com que mais pessoas estejam aderindo aos serviços, inclusive por busca espontânea”, diz Maria Alice.
Nesta quarta-feira (18/11), por exemplo, a FAS acolheu 892 pessoas e destas 240 procuram o serviço espontaneamente. Enquanto isso, o número de pessoas que estavam nas ruas e foram encaminhadas pelas equipes de abordagem social foi de 148. As demais são acompanhadas permanentemente nas unidades do município, onde moram até que consigam a autonomia necessária para deixar as ruas.