Devido a falta de insumos como vidro e alumínio, a cervejaria Heineken tem tido dificuldade em abastecer o mercado com cervejas em garrafas de vidro. Segundo a companhia este problema ocorre em apenas alguns pontos do país e tem afetado toda a indústria de bebidas no Brasil.
A empresa fornecedora das embalagens de vidro, por sua vez, explicou que a mudança nos hábitos de consumo na pandemia foi a principal causa. Os brasileiros passaram a comprar mais latas para levar para a casa, o que reduziu a demanda por garrafas.
O presidente da da Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Lucien Belmonte, afirmou que a grande demanda das empresas por embalagens, depois de uma baixa durante a pandemia, não é viável. “As empresas diminuíram as compras [principalmente de abril a junho] e venderam tudo o que tinham de capacidade de venda. Agora, na volta, querem contratar o que elas estavam vendendo antes da pandemia. Não tem como suprir embalagem de vidro diferente para cada cliente”, explicou.