A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alertou que, nos próximos dias, moradores de Curitiba e Região Metropolitana podem enfrentar interrupções temporárias no abastecimento de água. A medida se deve à realização de obras e manutenções na rede de distribuição e também em reservatórios, além de serviços programados pela Copel. A recomendação da companhia é que os imóveis estejam equipados com uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, capaz de garantir o abastecimento por pelo menos 24 horas durante os períodos de interrupção.
Os trabalhos abrangem Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais e Pinhais, com cronogramas específicos para cada localidade.
Curitiba
Nesta quinta-feira (21), moradores do bairro Boqueirão podem ser impactados por uma obra de interligação na rede de distribuição. A intervenção será realizada na Rua Expedicionário Eurides Fernandes do Nascimento, entre 8h30 e 12h30. O abastecimento será retomado gradativamente a partir das 18 horas.
Colombo
No município de Colombo, as obras também estão previstas para esta quarta-feira (20), com a ampliação do sistema de distribuição. A atividade ocorrerá no bairro Palmital, das 9h às 16h. O fornecimento de água deve voltar ao normal progressivamente a partir das 17 horas.
Pinhais
Pinhais será impactada por serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica, realizados pela Copel nesta quarta-feira (20), das 10h às 13h30. A região do bairro Alphaville Graciosa ficará temporariamente sem energia, o que afetará o fornecimento de água. A normalização está prevista para ocorrer gradualmente até as 23h30 do mesmo dia.
São José dos Pinhais
Em São José dos Pinhais, uma troca de registro no sistema de distribuição de água, também na quinta-feira (21), pode afetar os bairros Jurema e Roseira de São Sebastião. Os trabalhos ocorrerão das 8h às 18h, com previsão de retorno do abastecimento a partir das 22 horas.
A Sanepar reforça que apenas os imóveis sem caixa-d’água serão diretamente impactados pela falta de água durante esses períodos. Por isso, a companhia recomenda que as residências estejam preparadas para evitar maiores transtornos.