Exposição gratuita “Sonho Sobre Sois” , de Fabiana Wolf, estreia na CAIXA Cultural Curitiba

Mostra, que fica em cartaz de 6 de fevereiro a 31 de março, traz obras desenvolvidas a partir de experiências humanas coletivas

Felipe Almeida
3 Min Read

Capa – Obra ‘Depois da queda, atras do muro’ – Cred Reprodução

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, a partir de 6 de fevereiro de 2024, às 19h30, a exposição Sonho Sobre Sois, de Fabiana Wolf. As telas de arte contemporânea são desenvolvidas a partir de experiências humanas coletivas e surgem das variadas referências estéticas de Fabiana. A mostra é gratuita e fica em cartaz até 31 de março. No dia da abertura, haverá uma visita guiada com a artista às 20h.

Em lonas de larga escala, Fabiana transita entre objetivo e subjetivo, figurativo e abstrato, literal e metafórico, pessoal e coletivo. A partir de linhas, retratos, manchas e imagens embaralhadas, ela constrói suas narrativas usando a tela como superfície e utilizando diferentes meios para a construção pictórica.

Sua técnica inclui tinta a óleo, acrílica, pastel oleoso e seco e carvão, e suas referências passam pelo neoexpressionismo, pelo cinema e pela música. Há influência visual de William Kentridge, Giacometti, Basquiat, passando pela sonoridade de Villa Lobos, Egberto Gismonti e pelo cinema de Chris Marker, Tarkovsky e Eisenstein.

Obra Sonho Sobre Sois – Cred Reprodução

A artista também trabalha com a análise crítica de cenários, abordando temas como a desigualdade social e a exploração das classes trabalhadoras no mundo. Mais recentemente, a pandemia da Covid 19 e as mazelas causadas por esta resultaram em uma tela de 5 metros de altura que representa o obituário de sua mãe e seu padrasto, ambas vítimas do coronavírus. É nesse contexto que são produzidas as obras de Sonho Sobre Sois, a partir de imagens que dizem respeito a todos os inconscientes.

Fabiana Wolf nasceu em Aracaju (SE) em 1996 e vive e trabalha em São Paulo (SP) desde os 18 anos. Começou a pintar de maneira autodidata na infância. Sua pesquisa passa pelo audiovisual, a partir das pinturas e a construção de narrativas dentro da imagem. Participou de festivais internacionais de cinema no Canadá, Estados Unidos, Grécia, Chile, Armênia e Itália e, em 2022, teve sua primeira exposição individual na Galeria São Paulo Flutuante, com curadoria de regina Boni e Manu Maltez.

A CAIXA Cultural Curitiba fica localizada na R. Conselheiro Laurinho, 280, Centro. A visitação da exposição Sonho Sobre Sois pode ser feita de 7 de fevereiro a 31 de março, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h, na Galeria Térreo. A classificação é livre.

Obra Depois do Fim – Cred Reprodução

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.