Matteus Amaral, conhecido por sua participação no Big Brother Brasil, está no centro de uma polêmica após ser acusado de usar indevidamente o sistema de cotas raciais para ingressar no Instituto Federal Farroupilha em 2014. A acusação sugere que Amaral se declarou como pessoa de pele preta para conseguir uma vaga no campus de Alegrete, sua cidade natal.
Na última quinta-feira (13/6), Matteus postou um story no Instagram que rapidamente foi deletado. No vídeo, uma voz ao fundo comenta sobre o assunto, dizendo: “Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”. Esse conteúdo efêmero levantou suspeitas e gerou grande repercussão nas redes sociais.
Documentos disponíveis na internet, referentes ao edital de 2014, indicam que Matteus se classificou como cotista racial para ingressar na instituição. Até o momento, ele não se pronunciou oficialmente sobre a acusação. Matteus cursou Engenharia Agrícola na Universidade Federal do Pampa até o quinto semestre, mas trancou o curso para cuidar de sua avó.