A tentativa de Curitiba de abrigar um novo Centro de Atendimento aos Solicitantes de Vistos (Casv) para os Estados Unidos no Brasil não terminou como os paranaenses desejavam. O pedido, feito em junho de forma conjunta entre o prefeito da capital, Rafael Greca (DEM), e o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi negado pelas autoridades norte-americanas.
Durante a reunião com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, e com o vice-cônsul em São Paulo, Gregory David,em junho (17/6), o prefeito Rafael Greca pleiteou a instalação de uma sede do consulado com um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), em Curitiba.
Para Greca, as relações de turismo e comércio entre a capital paranaense e o país da América do Norte justificariam a existência. “Hoje os curitibanos precisam se deslocar até São Paulo para fazer a solicitação”, disse.
As cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre contam com CASVs ou com Centros de Entrega de Documentos (CEDs).