Jogos, pintura, contação de história com as bruxas do Bosque Alemão, circuito de bike, ginástica, brinquedos de papel e bolhas de sabão gigantes. Essa foi a programação da tarde desta sexta-feira (22/10) para 90 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, que participaram das atividades do projeto Crianças e Brincadeiras na Cidade Educadora, na Rua da Cidadania do Boqueirão.
“Nossa cidade é educadora por vocação”, declarou o prefeito, que participou das atividades com as crianças, entregou mudas de árvores à população e conferiu as melhorias realizadas na Rua da Cidadania do Boqueirão, o mais antigo complexo coberto de serviços públicos da cidade, com 26 anos de existência.
A estudante Laryssa Monteiro Dias, do 2º ano, veio de Belém do Pará com a família e mora em Curitiba há poucos meses. “Meu sonho é ler e escrever muito bem, por isso adoro a escola”, contou.
Arthur Martins Meurer, do 1º ano, se encantou plantando flores nos vasos. “Estava com saudades da escola e dos meus amigos”, revelou. Sophia Fagundes, colega de Arthur, também. “Eu até gostei de assistir às aulas em casa, mas prefiro minha escola”, confessou.
Para o Mês da Criança, atividades especiais foram organizadas pela Prefeitura de Curitiba, tanto para estudantes da rede pública municipal como abertas à comunidade, gratuitamente. Tem contação de histórias, ações lúdicas, cuidados com as hortas escolares, diversão com bolhas e outras atrações.
As atividades seguem até o dia 29 de outubro e contemplam as dez regionais. Na quinta-feira (21/10), foram realizadas no Farol Machado de Assis, nas Mercês.
A secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que o Crianças e Brincadeiras na Cidade Educadora proporciona interação social entre estudantes e comunidade em espaços da cidade. “Assim é possível a ampliação dos saberes e apropriação de experiências artísticas e literárias, bem como locais de pertencimento que promovam o encantamento e o protagonismo dos cidadãos”, disse Maria Sílvia.
Primavera com mais flores
Três mudas de ipê amarelo foram plantadas na regional, com a ajuda dos estudantes. “Assim nossa primavera fica cada vez mais florida”, disse o prefeito.
A distribuição gratuita de mudas de árvores nativas integra o programa 100 Mil Árvores para Curitiba, da Secretaria do Meio Ambiente.
A entrega gratuita nas regionais acontece mensalmente e começou, nesta sexta-feira (22/10), pelo Pinheirinho e Boqueirão. Na semana que vem a distribuição será realizada nas demais – Santa Felicidade, Boa Vista, Tatuquara, Cajuru, Portão, Matriz, CIC e Bairro Novo. São 500 mudas por regional.
Já foram plantadas mais de 152,7 mil árvores na cidade. Confira o status do “arvorômetro”
Quadras novas
Na parte aberta da Rua da Cidadania, a quadra poliesportiva foi pintada e ganhou novas tabelas de basquete. Além disso, um novo revestimento de grama sintética recobriu a antiga quadra de cimento.
As benfeitorias abrangem também uma nova arquibancada, por meio de parceria com o governo estadual.
Presenças
Também estiveram presentes o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias; a coordenadora de Projetos da Educação, Andrea Barletta; e a chefe do Núcleo Regional da Educação do Boqueirão, Nilce Cardoso Malage.