Espetáculo no céu: chuva de meteoros Líridas será visível em Curitiba nesta semana

2 Min de leitura
Foto: NASA/Bill Ingalls

A chuva de meteoros Líridas, uma das mais antigas já registradas pela humanidade, atingirá seu pico entre a madrugada de segunda-feira (21) e terça-feira (22), com possibilidade de observação em diversas regiões do Brasil. O fenômeno astronômico é conhecido por proporcionar um espetáculo de “estrelas-cadentes” visíveis a olho nu, desde que o céu esteja escuro e com poucas nuvens.

Esse tipo de chuva de meteoros ocorre quando a Terra atravessa uma trilha de detritos espaciais, formados por partículas deixadas por cometas. No caso das Líridas, os fragmentos são originários do cometa Thatcher, que orbita o Sol. À medida que esses corpos entram na atmosfera terrestre, se aquecem e se desintegram, geram riscos luminosos no céu noturno.

O nome “Líridas” vem da constelação de Lyra, que é o ponto no céu onde os meteoros parecem se originar, chamado de radiante. A melhor forma de observar o fenômeno é durante a madrugada, voltado para o norte do céu. Segundo registros históricos chineses, a chuva Lírida é observada há mais de 2.500 anos, sendo uma das mais antigas de que se tem conhecimento.

Para quem deseja acompanhar a chuva de meteoros, é recomendável procurar um local afastado das luzes artificiais das cidades. Não é necessário o uso de equipamentos como telescópios ou binóculos. No entanto, a visibilidade pode ser afetada pela fase da Lua, caso esteja cheia ou próxima disso durante o evento.

 

Compartilhe o artigo