Segundo dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (ELSI-Brasil), divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 36,9% dos brasileiros acima de 50 anos enfrentam dores crônicas. Aproximadamente 30% dessas pessoas recorrem ao uso de remédios para aliviar o desconforto.
O canabidiol, substância extraída da cannabis, emerge como uma alternativa para complementar o tratamento dessas dores que impactam a população brasileira, oferecendo uma opção aos efeitos colaterais e ao uso de outros analgésicos, principalmente opioides, que apresentam um alto risco de dependência e outros efeitos colaterais adversos.
De acordo com o Dr. Daumiro Tanure, membro da SBEC – Sociedade Brasileira do Estudo da Cannabis Sativa e coordenador do Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide Anna, que funciona na Santa Casa de Curitiba, os tratamentos com canabidiol são respaldados por milhares de estudos ao redor do mundo. “Diferente de outros tratamentos tradicionais, esses medicamentos agem com o complexo sistema endocanabinoide do corpo, que regula a dor, o apetite, o humor e a memória”, destaca Tanure.
Segundo o especialista, a terapia por meio do canabidiol mostra-se eficaz no tratamento de doenças de origem neuropática, como neuropatia diabética e esclerose múltipla, assim como em condições como fibromialgia e dor crônica não especificada. “À medida que mais pesquisas são conduzidas e mais dados são coletados, espera-se que as diretrizes de tratamento sejam aprimoradas e novas formulações e métodos sejam desenvolvidas para maximizar os benefícios do uso do medicamento e minimizar os riscos”, explica o especialista.
Para os interessados em tratar doenças crônicas ou tratar outras comorbidades, no Centro de Acolhimento Anna, especializado em terapia canabinoide e pioneiro no segmento no país. Localizado na Santa Casa de Misericórdia, em Curitiba (PR), são proporcionados informações, orientações, agendamento de consultas e teleconsultas, com médicos dedicados que oferecem assistência completa, do início ao fim do tratamento.
Para saber mais sobre a Anna, acesse o perfil oficial do Instagram @annamedicina.cbd ou agende uma consulta no Centro de Acolhimento em Terapia Endocanabinoide, pelo WhatsApp (41) 3300-0341