Em sua 30ª edição, a CASACOR Paraná se estabelece como uma vitrine de excelência em arquitetura, arte e design de interiores. Ocorrendo no charmoso bairro Batel, o evento acontece até o dia 28 de julho. Entre os diversos espaços que compõem a mostra deste ano, confira os três projetos imperdíveis que prometem encantar os visitantes: o Hall de Entrada de Karolinna Venturi, o Café Bistrô do arquiteto André Henning e a fachada sustentável e reutilizável dos arquitetos Nicholas Oher e Paloma Bresolin.
Começando pelo exterior, o estúdio OHMADesign, focado em práticas sustentáveis e com forte apelo social, assina a fachada da CASACOR Paraná. Nicholas Oher e Paloma Bresolin, sócios e criativos responsáveis pela OHMADesign, desenvolveram uma instalação inédita, com mais de 380 metros de tecido, impactando a população da região com o único ambiente da mostra gratuito e aberto ao público. Os tons de goiaba, pêssego, rosa e caju foram cuidadosamente escolhidos por representarem a beleza e a suavidade da flora, enquanto evocam sentimentos de positividade e otimismo.
O material que adorna a fachada será reutilizado e transformado em uma linha exclusiva de bolsas e carteiras, batizada de “Presente”, conceito da CASACOR Paraná. As peças, que serão vendidas durante a mostra e entregues após o encerramento do evento, serão desenvolvidas por Ariane Santos, da Badu Design, negócio com impacto socioambiental e que tem como foco a economia circular e formação de mulheres em vulnerabilidade social. Pensando na fomentação do empreendedorismo feminino, o dinheiro arrecadado com a venda das ecobags será todo destinado para as costureiras envolvidas no projeto.
Karolinna Venturi recebe os visitantes com seu sofisticado Hall de Entrada, fazendo com que se sintam bem-vindos desde o primeiro passo. Participando pela quarta vez da CASACOR Paraná, a arquiteta criou um ambiente que mescla contemporaneidade e tradição. Com uma seleção cuidadosa de peças artesanais, Venturi valoriza a sustentabilidade através da reutilização de materiais antigos. “Quis criar um espaço onde cada detalhe conta uma história, proporcionando uma experiência única e acolhedora”, comenta a arquiteta.
Entre as colaborações artísticas, destacam-se as obras de Cristina Odebrecht e Paolo Ridolfi, que trazem uma singularidade única ao espaço. O mármore Napoleão Bordô e as luminárias de cerâmica adicionam um toque de elegância e história ao ambiente, tornando o Hall de Entrada um tributo à arte e ao design atemporal. Para saber mais sobre o trabalho de Karolinna Venturi, acompanhe no Instagram: @karolinnaventuri.
Já no Café Bistrô, o arquiteto André Henning escolheu trabalhar a funcionalidade refletida nas macrotendências mundiais, com o uso de cores vivas e elementos ousados. “Ao trazer cores neon e referências clássicas reinventadas, como as grandes marcas da moda fazem, quis criar um ambiente sofisticado e ousado, mas também confortável”, explica. Entre os destaques do espaço estão quadros, pintados pelo próprio arquiteto, além de lustres e cadeiras exclusivas. “As poltronas têm um design clássico, mas são feitas de couro rosa chiclete, seguindo tendências vistas nas feiras de Milão e Paris. Já os tapetes, em preto, têm formas orgânicas que eu mesmo desenhei. Além disso, o painel e as luminárias também são desenhos próprios, desenvolvidos como uma linha autoral para a CASACOR”, complementa Henning.