Ad image

Escolas particulares do Paraná retomam níveis de matrículas pré-pandemia

XV CURITIBA
3 Min Read
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colegio Estadua Yvone Pimentel com alunos em sala de aulas na volta as aulas depois da greve dos professores. 10-06-15. Foto: Hedeson Alves

Recuperação do número de matrículas atingiu casa dos 10%; maior taxa de inscrições…

As matrículas nas escolas particulares do Paraná já retornaram aos níveis pré-pandemia, segundo o recorte do Censo 2022 sistematizado pela BA2Edu para o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR). De acordo com os dados, o ensino básico apresentou um aumento de 10,7% nas matrículas em comparação ao ano anterior. Vale destacar que o censo reflete sempre os dados do ano imediatamente precedente.

 

O levantamento realizado pelo Censo 2020 mostra que as instituições privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio tinham 440,6 mil alunos matriculados, este volume recuou para 399,8 mil no Censo 2021 e agora está em 442,8 mil registros. 

 

“A suspensão das aulas presenciais levou muitos alunos a se desinteressarem pelo aprendizado pela falta de convívio social, além disso, alguns pais optaram por retirar os estudantes da escola por dificuldades financeiras relacionadas ao cenário econômico da época e a necessidade de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados”, explica o presidente do Sinepe/PR, Prof. Sergio Herrero Moraes.

 

Creches e pré-escolas – O número de matrículas em creches chama atenção, foram 59,4 mil registros de acordo com o último levantamento. Esse número é o maior desde 2014, o recorte indica um crescimento de 14,9% nas inscrições em comparação com o Censo 2020, que reflete o ano de 2019.

“Podemos associar o aumento de matrículas à volta dos pais ao trabalho presencial pós-pandemia e também com a recuperação da economia e, consequentemente, melhora da renda familiar”, comenta.

 

O Censo 2022 mostra ainda que as matrículas em pré-escolas atingiram um volume próximo ao registrado antes da pandemia. Com um total de 50,9 mil crianças matriculadas, o nível escolar apresenta um aumento de 1% em relação ao Censo de 2020, que registrou 50,3 mil inscrições.

 

Ensino fundamental – Mesmo com números inferiores aos registrados antes da pandemia, as vagas para os anos iniciais do ensino fundamental mostram recuperação. O Censo 2020 revela que essa categoria teve 121,5 mil inscritos, no ano seguinte houve ligeira queda para 114,5 mil e no Censo 2022 o volume foi para 118,8 mil matrículas.

Nos anos finais do ensino fundamental também existiu aumento de matrículas. No Censo 2020 ocorreram 86,1 mil inscrições, em 2021 foram 80,8 mil e em 2022 a quantidade de alunos foi de 82,6 mil.

Número de escolas – A quantidade de instituições particulares de ensino no Paraná retornou ao patamar pré-pandemia. Segundo o Censo 2020, foram registradas 2.419 escolas em situação ativa. No ano seguinte, esse número diminuiu para 2.399, e agora, o Censo 2022 mostra que a quantidade de escolas voltou a crescer e está no patamar de 2.415 unidades de ensino.

TAGGED: , ,
Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.