Curitiba terá um novo cargo para as escolas e creches municipais da cidade. Trata-se do agente de apoio educacional, que terá a função de auxiliar crianças e estudantes em diversos momentos dentro das unidades educacionais.
O cargo foi criado a partir de uma lei aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Rafael Greca. Serão 1.000 servidores com salário inicial bruto de R$ 2,1 mil para jornada de 40 horas. O concurso público para o cargo, de nível médio, deverá ser realizado no segundo semestre deste ano.
De acordo com a prefeitura, os agentes de apoio educacional passarão por um programa de formação continuada que incluirá treinamento em primeiros socorros para atuar junto às crianças e estudantes das unidades educacionais.
Entre as atribuições do cargo, está o auxílio às crianças e estudantes em momentos de alimentação, higiene pessoal, descanso, locomoção, segurança individual e coletiva, além de orientação e auxílio na promoção de sua autonomia nas unidades educacionais.
A prefeitura informou que o detalhamento de atribuições e demais especificidades do cargo serão regulamentadas por meio de decreto. O objetivo é reforçar a equipe de profissionais que atuam nas escolas e creches municipais e garantir um atendimento de qualidade às crianças e estudantes.