Neste sábado (18), a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou um vídeo de quase dois minutos para rebater informações divulgadas por Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre uma medida de fiscalização do Pix anunciada pelo governo federal. A gravação, com um formato visual e sonoro semelhante ao do deputado, gerou repercussão ao destacar as diferenças entre os posicionamentos dos parlamentares.
No vídeo, Erika Hilton refutou as alegações de que o governo Lula planeja a taxação do Pix. Segundo a parlamentar, a proposta discutida pelo governo busca aumentar o limite de fiscalização para transferências acima de R$ 5 mil, com o objetivo de combater crimes financeiros e desmantelar organizações criminosas que realizam movimentações irregulares. “Estão mentindo para você. Nunca se falou sobre taxação do Pix”, afirmou Hilton. Ela também destacou que a ideia de taxar o Pix foi defendida no passado pelo ex-ministro Paulo Guedes, da gestão Bolsonaro.
A deputada enfatizou que a desinformação sobre o tema está sendo usada para manipular a população mais carente. “Essa é mais uma manobra da extrema direita para usar você como um instrumento de fortalecimento deles, que sempre te odiaram”, declarou Hilton, defendendo que as ações do governo têm como foco proteger a população, e não prejudicá-la.
Além disso, Erika Hilton aproveitou o vídeo para reforçar a importância da regulamentação das redes sociais, com o objetivo de conter a disseminação de notícias falsas. A parlamentar afirmou que combater a desinformação e o discurso de ódio é um desafio necessário para preservar a democracia. “A verdade e a informação, de maneira organizada, são capazes de barrar aqueles que odeiam o povo, o pobre e a democracia”, concluiu.
View this post on Instagram