Na manhã desta terça-feira (01) foi inaugurado o Erastinho. o primeiro hospital oncopediátrico do Sul do Brasil, que foi idealizado pelo Hospital Erasto Gaertner. A estrutura vai atender exclusivamente crianças e adolescentes com câncer, oferecendo os melhores serviços em 4.800 metros quadrados.
A capacidade anual é de até 17 mil consultas, 500 cirurgias e mais de 85 mil procedimentos, terá 43 leitos de internamento privativos e semiprivativos, recepção, lobby, atendimento ambulatorial, hospital-dia, centro cirúrgico e alas de internação (clínica, cirúrgica, TMO e UTI).
A cerimônia contou com a presença da diretoria do hospital, do governador do Paraná, Ratinho Junior, o presidente da Assembléia Legislativa do Paramná. Ademar Traiano, os secretários estadual e municipal de Saúde, Beto Preto e Márcia Huçulak, e demais autoridades.
“No Paraná esperamos registrar 600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes por ano. Com o Erastinho, estaremos preparados para atender pelo menos 50% desse número de pacientes que serão diagnosticados. Com certeza o Erastinho está vindo para contribuir, e muito, com a melhoria do atendimento e do tratamento de crianças e adolescentes no nosso estado”, afirmou Mara Albonei Pianovski, diretora do Hospital Erastinho e atual chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner.