Um trabalho de rotina, mas feito com muito cuidado e amor. Assim é o serviço de pós-plantio das árvores plantadas nos últimos anos nas ruas de Curitiba. Essa manutenção é feita pelas equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com Roberto Salgueiro, do Horto Municipal da Barreirinha, e responsável técnico pelos plantios viários, as árvores que precisam de maior atenção são as mudas plantadas nos últimos três anos.
“Esse é o período mais crítico para uma árvore de rua. É quando as mudas estão mais vulneráveis à quebra do tronco e quando a irregularidade das chuvas se faz sentir com maior intensidade. Neste período, as raízes ainda estão se estabelecendo e os cuidados são constantes”, explicou Salgueiro.
São cerca de 60 mil mudas nessas condições pelas ruas de Curitiba, que precisam do chamado serviço de pós-plantio. “Esse é um trabalho essencial, porque, tão importante quanto plantar árvores, é mantê-las vivas e com qualidade”, disse Salgueiro.
Todo esse trabalho também faz parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil árvores nos próximos quatro anos. A meta do plantio de 125 mil árvores por mês foi alcançada em 9 meses, com o plantio de árvores na Avenida Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres, no mês de setembro.
Linha Verde
Nesta segunda-feira (6/10), as equipes do pós-plantio fizeram a troca completa de cinco mudas de árvores que foram quebradas devido a acidentes de trânsito na Linha Verde. Foram trocados três ipês-amarelos e dois ipês-roxos. “Existem árvores que não temos como recuperar na UTI do Horto da Barreirinha, árvores que tiveram a copa e o caule quebrados por exemplo. Dai trocamos por novas mudas nas ruas”, afirmou Roberto Salgueiro.
A reposição de árvores foi feita ao lado da canaleta do transporte coletivo, na altura da estação-tubo Vila Olímpica, na divisa entre os bairros Jardim Social e Bairro Alto.
Avenida Victor Ferreira do Amaral
Próximo deste ponto, no bairro Tarumã, o serviço de pós-plantio viário também está sendo feito nesta semana nas novas árvores plantadas na Avenida Victor Ferreira do Amaral. Na região foram plantadas 1 mil novas mudas, plantio que terminou no aniversário de 332 anos Curitiba, no dia 29 de março de 2025.
Nesta segunda-feira (6/10) começou a adubação e o coroamento (limpeza em volta da árvore) das mudas plantadas nas calçadas das laterais da Avenida Victor Ferreira do Amaral. O trabalho será feito nos dois sentidos da via, até a divisa com Pinhais, na região metropolitana. Na última semana também já foi feito o trabalho de adubação das árvores no canteiro central da via.
O adubo colocado em todas as mudas de árvores contém nitrogênio, fósforo e potássio, para que as árvores cresçam com qualidade e tenham folhas bem vistosas e as raízes se desenvolvam bem.
Cajuru
Outra via que recebeu o serviço de pós-plantio nesta segunda-feira (6/10) foi a Rua Professora Olga Balster, no Cajuru. No local foram trocadas as estacas de sustentabilidade das árvores, as guias para que as árvores cresçam firmes, e os fitilhos que fazem a amarração sem prejudicar as árvores.
Também foi constatado um caso de vandalismo, na via, com uma muda de ipê-amarelo que teve a copa e o caule quebrados. A árvore foi substituída por uma nova muda da mesma espécie.
Ajuda da população
Roberto Salgueiro explica que a população tem um trabalho fundamental para ajudar a Prefeitura de Curitiba a manter árvores bonitas, sadias e com qualidade nas ruas. “O nosso trabalho depende muito da população, ligando, nos informando pela Central 156 sempre que ver alguma árvore com problemas. Daí nós temos como ir. Resolver a situação caso a caso”, definiu Salgueiro.
Entre os outros serviços realizados pelas equipes de pós-plantio estão:
- Adubação;
- Coroamento (limpeza em volta da muda);
- Colocação de protetor de colo (proteção na base da muda);
- Levantamento de muda caída;
- Desbrota;
- Poda leve;
- Tratamento fitossanitário (combate a pragas e doenças).





