Um veículo da marca BMW, modelo 335i, foi retirado na tarde desta quarta-feira (29/8) do Rio Iguaçu, no Boqueirão. O veículo estava a cerca de dois quilômetros do acesso do Zoológico pela Avenida Marechal Floriano Peixoto.
Equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, da Superintendência de Trânsito e da Regional Boqueirão acompanharam a remoção do veículo. O carro estava quase que completamente submerso, com apenas parte do teto fora da água.
Para a retirada foi utilizada uma retroescavadeira da Secretaria Municipal de Obras. Depois o carro foi guinchado e levado até o pátio da Setran, na Rua Alberto Klemtz, no Portão.
Vistoria pelo Gost
De acordo com informações da Guarda Municipal, a única notificação do carro foi registrada no dia 30 de junho de 2015. O informe já apontava que o veículo estava dentro do Rio Iguaçu.
Na época, o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, fez buscas no veículo e nada foi encontrado. O BMW preto está sem as rodas, sem placas e com muita sujeira. Terá que passar por uma limpeza na carcaça para que seja localizado o número do chassis.
Lixo nos rios
Durante a remoção do carro, a retroescavadeira também retirou restos de um sofá velho e um carrinho de bebê, o que atesta mais uma vez que os rios de Curitiba estão sendo confundidos como depósito de lixo por algumas pessoas.
De com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no primeiro semestre deste ano foram retiradas 1.211,16 toneladas de lixo dos rios da capital nas mais variadas formas, como aparelhos de TV, eletrodomésticos em geral, camas, sofás, carcaças de carros, pneus e outros.
Apesar deste trabalho ser contínuo, a Prefeitura de Curitiba reforça o alerta para que a população não jogue lixo nos rios. Além de poluir o meio ambiente, o acúmulo de material reduz a vazão de água, o que causa os alagamentos nos períodos de chuvas.