O Paraná enviou mais reforços para os trabalhos em Brumadinho (MG), onde houve o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão. Na equipe, a cadela Brida e seu condutor, o soldado bombeiro João Carlos Alves, pertencentes ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Braco. Brida, uma pastor Malinois, tem um ano e meio de treinamento e em 2008 foi certifica nacional e internacionalmente para busca e resgate de pessoas.
Também compõem a equipe enviada nesta segunda-feira (11) mais sete bombeiros militares especializados em Busca e Salvamento que atualmente integram o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost). Todos possuem têm experiência em situações semelhantes.
“Estamos levando esta cadela devido à necessidade do local e em função de seu treinamento específico e de sua certificação”, destacou o comandante do Gost, capitão Daniel Lorenzetto.
A equipe chegou ao destino com três viaturas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tudo pensado para o terreno a ser explorado. Além dos bombeiros militares, uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas da PM, com tripulação, e observadores da Defesa Civil Estadual foram enviados ao local nas últimas semanas.
QUALIFICAÇÃO – De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes, o Estado possui equipes de ponta (o Gost) altamente qualificadas e com experiência neste tipo de operação. “Já trabalhamos em auxílio ao Estado de Santa Catarina no episódio ocorrido em Itajaí em 2008, um deslizamento de terra, e também em auxílio ao Estado de Piauí, no rompimento da Represa de Algodões”.
Além do Gost, conforme explica o coronel Prestes, cada Grupamento do Corpo de Bombeiros possui pessoal treinado e material específico (forças-tarefas) para complementar e auxiliar o grupo neste tipo de situação. “Este é o caso da cadela Brida e seu condutor, que vêm de Pato Branco”, conta o capitão Daniel.
O coronel Prestes lembra que o Gost já está auxiliando Brumadinho há duas semanas em formato de revezamento. Compõem a equipe enviada nesta semana capitão Daniel Lorenzetto; o tenente Henrique Biss Bortolini; o sargento Carlos Eduardo de Camargo; o sargento Christiano Peters; o soldado Cleverson José Trindade; o soldado Maykell Sandri Andrade; o soldado Rafael dos Santos Souza Vaz e o soldado João Carlos Alves Junior, além da cadela de busca e salvamento Brida.