Após mais de quatro décadas de espera, os fãs da icônica animação Caverna do Dragão finalmente puderam assistir ao tão aguardado desfecho da série. A obra, criada em 1983 nos Estados Unidos e inspirada no universo do RPG Dungeons & Dragons, se tornou um fenômeno no Brasil durante os anos 1980, mas foi cancelada antes da produção do episódio final, deixando o destino dos personagens em aberto.
Na última sexta-feira, 13, o episódio inédito foi revelado ao público graças a uma parceria entre a Hasbro, Ogilvy Brasil e os estúdios Nonsense Creations e Os Bonequinhos. Intitulada O Episódio Perdido, a produção foi conduzida por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do site Jovem Nerd, e teve roteiro assinado por Deive Pazos e pelo escritor Fabio Yabu. O enredo foi inspirado em diversas teorias criadas pelos fãs ao longo dos últimos 41 anos.
Com 15 minutos de duração e utilizando a técnica de stop motion, o capítulo foi produzido com a linha de bonecos lançada pela Hasbro em 2022. A marca foi revivida originalmente para promover o filme Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, trazendo de volta os personagens que marcaram gerações.
A produção também surpreendeu ao contar com o retorno dos dubladores brasileiros originais, que deram voz aos icônicos personagens: Ricardo Schnetzer (Hank), Marlene Costa (Sheila), Mario Jorge (Eric), Mônica Rossi (Diana), Nizo Netto (Presto), Pedro Alcântara (Bobby), Glauco Marques (Vingador), Walter Cruz (Mestre dos Magos) e Guilherme Briggs (Muk e Uni).
Durante três temporadas, Caverna do Dragão acompanhou as aventuras de um grupo de adolescentes transportados para um mundo medieval fantástico, onde enfrentavam desafios para encontrar o caminho de volta para casa. O novo episódio trouxe uma conclusão fiel à essência da série.







