O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira (19) os resultados do Exame Nacional da Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou cursos de medicina em todo o país. No Paraná, três instituições tiveram desempenho considerado insatisfatório, com nota 2 em uma escala de 1 a 5, sendo 3 o conceito mínimo exigido.
Receberam nota 2 a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Umuarama, o Centro Universitário Ingá (Uningá), em Maringá, e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu.
Em todo o Brasil, foram avaliados 351 cursos de medicina de instituições públicas e privadas, nas esferas federal, estadual e municipal. Ao todo, 107 cursos tiveram desempenho insatisfatório, sendo 24 com conceito 1 e 83 com conceito 2.
A prova foi realizada por 39.256 estudantes concluintes de medicina. Desse total, 13.871 estão matriculados em instituições que receberam conceito 1 ou 2.
Durante agenda em Curitiba, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as instituições com desempenho insatisfatório passarão por sanções cautelares, como suspensão ou redução de novas vagas. Segundo o ministro, os estudantes não serão prejudicados.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná informou que acompanha os níveis de formação indicados pelas instituições de ensino superior.
Por meio de nota, a Unila informou que solicitou a revisão dos dados, alegando que, considerando apenas os estudantes que realizaram o Enamed, o curso teria alcançado conceito 3. Já a Uningá afirmou que o resultado é referente a uma única turma concluinte em 2025. A Unipar, sede Umuarama, foi procurada, mas não respondeu.
Segundo o Ministério da Educação, instituições com conceito 1 e menos de 30% de estudantes com desempenho satisfatório terão suspensão de novas vagas. Naquelas com até 40% de estudantes com nível satisfatório, as vagas serão reduzidas pela metade. Para cursos com conceito 2 e percentual entre 40% e 50% de alunos com desempenho satisfatório, haverá redução de 25% das vagas. Todos esses grupos terão participação suspensa no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Já cursos com conceito 2 e mais de 50% de estudantes com desempenho satisfatório não poderão abrir novas vagas.



