Empresários do Paraná preveem faturamento significativo no Dia dos Namorados

XV CURITIBA
4 Min de leitura
Foto: CMC

O Dia dos Namorados deste ano promete ser um alívio para os empresários do setor de alimentação fora do lar no Paraná. Em um contexto econômico desafiador, com inflação e dívidas ainda pressionando os negócios, a expectativa para o dia 12 de junho é de um aumento significativo no faturamento. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 73% dos empresários do setor no estado esperam um desempenho melhor que nos anos anteriores, quando a data caiu no fim de semana.

 

Para este Dia dos Namorados, a maioria dos empresários tem expectativa de desempenho melhor em comparação com 2023; para 68%, o aumento deve ser de até 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. Rafael Vetter, sócio do Miltes Bar, que funciona no bairro Mercês, em Curitiba (PR), compartilha dessa expectativa positiva. “Já tinhamos 25% das reservas preenchidas uma semana antes do Dia dos Namorados. Criamos um cardápio exclusivo para a data, com um preço de R$ 300 por casal, sendo necessário 50% de pagamento na reserva”, comenta Vetter. A estratégia do Miltes Bar de oferecer um menu diferenciado parece estar atraindo os casais, gerando uma antecipação nas reservas que raramente é vista em outras épocas do ano.

 

Por outro lado, Luiz Breda, sócio fundador do Grupo Bávaro, aposta em uma abordagem mais acessível. Localizado na Rua 24 Horas, o Grupo Bávaro está oferecendo um combo especial para casais durante o Festival de Inverno por R$ 119,00. “Queremos proporcionar uma experiência romântica sem pesar no bolso dos clientes. Acreditamos que essa acessibilidade será um diferencial importante para atrair mais público e aumentar nosso faturamento”, explica Breda.

 

Fernando Menucci, presidente da Abrasel no Paraná, destaca a importância do Dia dos Namorados para o setor. “No Paraná, a exemplo do restante do Brasil, a grande maioria dos empresários entrevistados pela Abrasel acreditam no sucesso do faturamento no próximo Dia dos Namorados, que vai cair em uma quarta-feira, um diferencial diante dos últimos anos, quando a data coincidiu com finais de semana. Um movimento extra no meio da semana será muito bem-vindo e comemorado”, comemora Menucci. 

 

Desafios Econômicos e Expectativas

 

As expectativas positivas para o Dia dos Namorados são muito importantes em um momento em que o mercado da alimentação fora do lar ainda enfrenta desafios significativos no pós-pandemia. De acordo com a pesquisa da Abrasel, cerca de 35% das empresas do setor possuem dívidas atrasadas, enquanto a média nacional é de 41%. As principais dívidas incluem: impostos federais (64%), impostos estaduais (40%), empréstimos bancários (43%), encargos trabalhistas e previdenciários (27%), contas de serviços públicos em aberto (30%), taxas municipais (17%), dívidas com fornecedores de insumos (23%) e aluguel atrasado (17%). Esses débitos representam um desafio adicional para a saúde financeira dessas empresas. Para completar, 40% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. Entre aqueles que ajustaram, 51% o fizeram conforme ou abaixo da inflação, e apenas 9% ajustaram acima da inflação.

 

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.