O empresário Andrey Fernando Dias, de 37 anos, é o primeiro colombense a participar do Renova BR, escola voltada a qualificar e formar novas lideranças políticas no Brasil. Casado e pai de duas meninas, o corretor de seguros e acadêmico de Gestão Comercial vive em Colombo há mais de 30 anos e é um dos formados pela escola de democracia que promete revolucionar a política brasileira, e agora passa por constantes ações de atualização e especializações por meio do programa.
“Resolvi aprofundar meus conhecimentos no universo da política por ainda acreditar que é possível ser diferente, fazer um mundo diferente. Temos que pensar em maneiras para que as pessoas voltem a confiar e, principalmente, se orgulhar de seus políticos. Os políticos modernos precisam de propostas diferenciadas, reais, que sejam transparentes, bem desenhadas e fáceis de entender. Com isso em mente, resolvi arregaçar as mangas e fazer a minha parte”, afirma. “Por meio do Renova BR, tive a certeza de que as pessoas que amam política precisam sim estudar muito, só assim terão conhecimento de causa e serão capazes de atuar por uma sociedade melhor”, ressalta.
O Renova BR exige um processo de seleção, do qual em sua última edição, realizada em 2019, participaram mais de 30 mil pessoas. Se aprovados, eles recebem formação em diversas áreas, como educação, saúde pública, gestão fiscal e desenvolvimento social. São aulas presenciais em São Paulo e online, provas e centenas de materiais de apoios utilizados na formação dos alunos. Além disso, a instituição continua acompanhando os formados oferecendo suporte e sugerindo que mantenham contato com grupos e pessoas de valores semelhantes, caso da honestidade e transparência. Entre os políticos formados pelo Renova BR estão nomes como Marcelo Calero, Tabata Amaral, Joênia Wapixana, Daniel José, Heni Ozi Cukier, Ricardo Mellão, Vinicius Poit e Alessandro Vieira.
Análise sobre Colombo
De acordo com Dias, o Renova BR foi fundamental para a consolidação de sua percepção sobre a cidade de Colombo, que para ele precisa focar em cinco prioridades: desenvolvimento econômico, saúde, educação, desenvolvimento social e mobilidade urbana. Com pouco menos de 250 mil habitantes, em 2019, Colombo é o 8º maior município do Paraná, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na economia, conforme o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Colombo é o 11º maior município em importância, atrás apenas dos grandes polos, caso de Curitiba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Cascavel, Toledo, Guarapuava, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, além de São José dos Pinhais.
Para o empresário, é fundamental que os políticos de Colombo busquem fórmulas para promover o desenvolvimento econômico da cidade, fazendo com que ela deixe de ser uma cidade-dormitório. “Colombo cresceu de forma muito rápida, sem um acompanhamento de indústrias e outros serviços. Nosso desafio é desenvolver políticas públicas sociais e obter investimentos para a infraestrutura, o que vai beneficiar a população local e trazer recursos para a cidade”, completa.
Mais informações no site www.renovabr.org.