O trabalho preventivo da Guarda Municipal na região central da cidade resultou na prisão de três homens com mandado de prisão em aberto, na tarde desta segunda-feira (18/2). Foram feitas três prisões no período de três horas.
“Além das viaturas do nosso programa de policiamento de proximidade, os guardas fazem rondas a pé e com motos em pontos estratégicos, 24 horas por dia, de forma bastante ativa. As ações desta segunda-feira são mais uma prova disso”, afirma o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Com pena de 43 anos a cumprir pelo crime de latrocínio, o primeiro homem foi preso por volta das 15h. A equipe da Guarda Municipal que faz o trabalho a partir do módulo móvel na Praça Tiradentes estava em ronda a pé no entorno do local quando notou o homem com atitude suspeita. De início, ele ainda tentou informar nome falso à equipe.
Com diversas tatuagens que fazem apologia ao crime, o homem – de 34 anos – foi identificado como pertencente a uma facção criminosa. “Um indivíduo muito perigoso, que já havia cumprido pena nos sistemas penitenciários paranaense e catarinense e que foi abordado em meio ao trabalho de rotina da GM”, conta o secretário.
Já no fim da tarde, os guardas responsáveis pelo módulo fixo na Praça Rui Barbosa prenderam um rapaz de 19 anos, que estava com um mandado de prisão em aberto por roubo. “Esse é um exemplo de como a participação da sociedade contribui com as atividades de segurança pública: a abordagem foi feita após um acionamento informando sobre o suspeito no Centro de Operações da Defesa Social (Cods), pelo telefone 153”, diz Rangel.
Pouco depois das 18h, outro jovem, de 23 anos, foi preso na Praça Osório também por apresentar mandado de prisão por roubo. “Em meio às rondas, os guardas notaram atitude suspeita no indivíduo, que foi abordado”, conta o responsável pelo Grupo de Pronto Emprego Operacional no Centro, supervisor Antônio Carlos Flausino.
Os três presos foram encaminhados à Delegacia de Vigilância e Capturas