O ônibus elétrico da Higer, que esteve em teste em Curitiba no mês passado, transportou 3.923 pessoas no período em que foi realizada a ação, de 17 a 25 de setembro. Segundo balanço da Urbanização de Curitiba (Urbs), divulgado nesta quarta-feira (19/10), foram 3.517 passageiros nas cinco linhas que testaram o modelo em trajetos oficiais e 406 nas viagens demonstrativas do ônibus no Parque Barigui, nos fins de semana.
No período, cinco linhas testaram o ônibus elétrico, que operou cada dia em uma: 801 Campina do Siqueira/Batel; 380 Detran/Vicente Machado; 617 Jardim Ludovica, 654 Campo Alegre; e 826 Campo Comprido/CIC. A linha 654- Campo Alegre foi a que registrou maior número de passageiros (1.239) no veículo elétrico.
“Estamos iniciando o processo para a matriz elétrica, não poluente, e esse tipo de demonstração é importante para que possamos testar o modelo no transporte coletivo e a população possa ter os primeiros contatos com a nova tecnologia. Ainda neste ano iniciaremos os testes técnicos que servirão de base para as diretrizes do edital de compra dos veículos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Mobilidade Sustentável
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e está na agenda do município para os próximos anos, quando a frota fará a migração para essa matriz energética.
A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente. Essas linhas devem ser as primeiras a receber veículos elétricos, a partir de 2024.
Além da fabricante chinesa Higer, outras montadoras devem fazer testes de seus veículos elétricos em Curitiba. Para elaborar as diretrizes da futura aquisição dos modelos elétricos pelo município, foi aberto um edital de chamamento público para testes da tecnologia na cidade. Os testes técnicos, com duração de 60 dias, devem começar até o fim do ano.
Atualmente, apenas 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.