Curitiba viveu uma noite mágica nesta quarta-feira (18/12), marcada pela união da arte, do Natal e do espírito de superação. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel, inauguraram a maior escultura em bronze ao ar livre da cidade – o Pegasus, uma obra monumental com 3,6 metros de comprimento e 4 metros de largura.
A criação, assinada pelo artista plástico Rafael Sartori, foi produzida no ateliê do Memorial Paranista e agora embeleza o chafariz em frente ao belvedere do Parque Tanguá. A cerimônia de inauguração aconteceu antes da estreia do espetáculo “Natal do Coração”, uma superprodução que emocionou o grande público com teatro, dança, circo, ópera e música para contar, em uma narrativa épica, o nascimento de Jesus Cristo.
Antes de descerrar a placa inaugural, Rafael Greca relembrou o desafio enfrentado por Curitiba há oito anos, quando a cidade estava endividada e sem possibilidade de realizar investimentos. O Pegasus, ser mitológico que representa ascensão e liberdade, foi descrito por Greca como um símbolo da superação que transformou a cidade.
“Hoje, somos a cidade mais sustentável, igualitária, inteligente e saneada do país. E, do fundo do meu coração de prefeito, desejo que Curitiba seja a mais alegre do mundo. Nosso coração está em festa, por isso eu pedi ao escultor Rafael Sartori que fundisse em bronze este cavalo que foi levado por vontade de Deus ao céu mais alto. Cavalos não voam, mas cavalos de sonho voam. Assim como nós, feitos da mesma matéria dos sonhos. Esse ato pré-inaugura o futuro governo municipal, e confirma a superação de Curitiba, que vai agora cada vez mais para o alto”, disse o prefeito.
Gratidão e continuidade
Ao lado da futura primeira-dama Paula Mocellin Slaviero, o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel, ressaltou a importância do momento e da continuidade das políticas públicas que transformaram Curitiba nos últimos anos. Agradeceu a presença das famílias e se comprometeu a dar sequência ao legado de Greca.
“Este Pegasus é um símbolo de glórias passadas e prenúncio de glórias futuras. Representa nosso amor por Curitiba e nosso comprometimento com as famílias que desfrutam do maior Natal gratuito do país. Vou me dedicar de corpo e alma para que Curitiba continue sendo a melhor cidade para se viver no Brasil”, disse.
Com o Pegasus brilhando sob as luzes do Parque Tanguá e o espetáculo “Natal do Coração” arrancando aplausos do público, a noite foi uma celebração da arte e do espírito curitibano. Para os presentes, ficou a certeza de que Curitiba além de superar seus desafios, continua sonhando alto, como o cavalo alado que agora se junta a outros cartões postais da cidade.