A pandemia da Covid-19 ainda tem surtido grandes efeitos no Brasil, muitos deles inimagináveis antes do mês de março de 2020. Um dos setores mais atingidos pelo caos gerado pelo coronavírus é o da alimentação fora do lar. Bares e restaurantes precisaram refazer ou aumentar suas regras de higiene que, por normas da Vigilância Sanitária, já são rígidas, além de adotar outras práticas, como o distanciamento social.
Com as constantes mudanças nas restrições impostas ao setor em todos os cantos do país, empreendimentos do setor mudaram quase todas as suas práticas, tornando as medidas de proteção cada vez mais rigorosas. Na rede Bangalô dos Pastéis, por exemplo, uma das principais redes de pastelarias do Brasil, todas as precauções indicadas por órgãos responsáveis estão sendo seguidas há mais de um ano. Além disso, a rede criou outras normas que julgou necessárias.
‘‘Além de mantermos o distanciamento de dois metros entre as mesas, ter vidros de álcool em gel em pontos estratégicos, espalhamos cartazes de conscientização’’, diz o diretor comercial da franquia, Thiago Kunterman. ‘‘Também removemos as tampas das lixeiras, para que os clientes não precisem tocá-las, evitando ao máximo contatos diferentes em um mesmo objeto. Além disso, também aumentamos a frequência, que já era alta, de limpeza de equipamentos e materiais utilizados pela equipe’’, complementa.
Para o diretor comercial da rede, a higienização é um dos pontos cruciais para o bom funcionamento das franquias e, antes de tudo, para a segurança de todos. ‘‘Com essas e diversas outras medidas que estamos tomando desde o início da pandemia, garantimos que o vírus não se propague por meio do nosso negócio. Tudo isso é para colaborar com a saúde coletiva’’, diz. Ainda com um futuro incerto sobre as atividades do comércio, por conta das diversas mudanças das bandeiras de segurança, Kunterman afirma que é preciso estar sempre atualizado. ‘‘Treinamos a equipe para manter as mãos e as superfícies sempre higienizadas’’, declara e dá a dica: ‘‘Instrua, ao se comunicar com o cliente. Alertar sobre o uso correto da máscara e sobre o distanciamento social, por exemplo, faz toda a diferença’’, conclui Thiago Kunterman.
Outros exemplos
Além da rede de pastelaria Bangalô dos Pastéis, outros empreendimentos têm seguido essa linha para preservar colaboradores e clientes. A rede Porks – Porco & Chope, a Pizzaria da Mathilda, a cervejaria Way Beer e a rede de cafeterias Café Cultura, por exemplo, mudaram a rotina e o formato dos serviços para atender todas as exigências do momento.
Para a CEO da rede Café Cultura, Luciana Melo, é muito importante manter e relembrar sempre as orientações com relação ao combate do coronavírus, mesmo depois de um ano de pandemia no país. Outra preocupação são os custos da rede. ‘‘Também orientamos os franqueados não só em relação aos cuidados de higiene necessários, mas à gestão de custos, algo fundamental para o período em que estamos vivendo’’, afirma.
Já a pizzaria da Mathilda, deu prioridade ao serviço de take away, ou seja, retirar o pedido no balcão, mas sem poder consumir no local. "O balcão logo na entrada da loja facilita para o cliente a evitar aglomeração dentro do nosso estabelecimento’’, completa Daniel Mocellin, um dos sócios do empreendimento.