Em Curitiba, quase metade dos cães adotados são vira-latas, aponta levantamento

XV CURITIBA
2 Min de leitura

Os animais sem-raça-definida (SRDs), popularmente conhecidos como vira-latas, são os favoritos dos tutores brasileiros. É o que aponta o levantamento feito por uma empresa especializada no mercado de pet sitters (babás de pets), que tem em seu cadastro predominância de SRDs entre cães e gatos

Curitiba segue a tendência do país, segundo a Rede de Proteção Animal da cidade. Os SRDs são 47% dos cães dos lares curitibanos. 

O dado é do Sistema de Identificação Animal (SIA), que tem o cadastro dos pets da cidade, com base nas informações dos microchips implantados nos bichinhos. De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, essa é uma estatística favorável para a cidade. 

“Infelizmente ainda há muitos animais nas ruas e a maior presença dos vira-latas nos lares curitibanos indica que estamos no caminho certo na sensibilização da população quanto a práticas de adoção de animais abandonados e guarda-responsável", diz. 

São 191,2 mil cães cadastrados no SIA e os vira-latas são mais de 90 mil. Em segundo lugar na preferência dos curitibanos aparece o lhasa apso, com 9,2 mil animais cadastrados, seguidos pelos quase 8 mil shih-tzus, 6,5 mil pinschers e 4,6 mil poodles.

No Brasil, o vira-lata aparece com 40% da popularidade, seguido dos shih tzus (12%) e dos yorkshires terrier (5%).

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.