Curitiba está ganhando novas placas de ruas; já foram instaladas 9.518 placas

XV CURITIBA
3 Min Read
A Prefeitura de Curitiba está instalando as novas placas de rua na cidade. Curitiba, 30/01/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Prefeitura de Curitiba está instalando novas placas de rua por toda a cidade. Seja de carro ou a pé, é fácil se deparar com equipes trabalhando na troca da sinalização. Até dezembro de 2023, 9.518 placas já haviam sido trocadas. O modelo de placas azuis com letras brancas é de 1997 e, pela primeira vez em 27 anos, o sistema de identificação de vias está sendo renovado. 

A instalação ocorre por lotes e, até o momento, 1.873 vias de Curitiba, espalhadas pelas dez regionais da cidade, já foram beneficiadas.

“A identificação das ruas que compõem o sistema viário é também um importante serviço para quem transita na cidade. Cabe à Superintendência de Trânsito orientar o processo de implantação que, neste primeiro momento, se dá nas vias de maior circulação”, observa a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Fases

A instalação das novas placas está na segunda fase de implantação das três em que foi dividida. A primeira deu início à sinalização apenas em postes da Copel. Agora, além dos postes, também estão sendo colocadas as nomenclaturas que ficam em semáforos. Na última etapa, serão instaladas as tradicionais placas em suporte próprio, que ficarão nas esquinas dos cruzamentos.

No total, o contrato prevê, ao longo de dois anos, a implantação de 52.347 placas em toda a cidade. O novo modelo, com letras refletivas e fonte de tamanho maior que a anterior, foi definido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“O interessante é que as letras são bem grandes e isso é importante para quem tem baixa visão ou usa óculos. Eu olhei para a placa nova e falei: opa, estou enxergando sem meus óculos. Achei muito positivo”, comentou Andressa Silva, moradora do Cajuru. 

Neusa Pontes, moradora de São José dos Pinhais, relatou que essa troca é muito importante não só para o morador, mas para quem é de fora também, principalmente se a pessoa não vai muito a Curitiba, assim ela não terá problemas em se localizar.

Georreferenciamento

A implantação está sendo feita pela empresa MM2, que foi contratada por pregão eletrônico. O contrato é gerenciado pela Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), que também fiscaliza a instalação.

Cada placa instalada será mapeada por suas coordenadas geográficas. A empresa repassará para o Ippuc as imagens, data de instalação e tipo de placa, com isso, o instituto produzirá um mapa georreferenciado da sinalização.

Publicidade

Os espaços para publicidade junto a placas de nomenclatura de ruas estão previstos como parte de um contrato de concessão dos serviços, cujo processo está em detalhamento no Ippuc, com edital de licitação em elaboração pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.